Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como receber um novo gato

Para ajudar o gato nos primeiros dias de convivência, é importante separar um espaço só para ele.
Fotos: Canva.com

Por vezes, quando um felino chega ao seu novo lar, ele fica um tanto desorientado e é necessário dar espaço ao animal para que ele se acostume com seus novos companheiros – tanto humanos como outros pets – e se sinta confortável. Para ajudá-lo nesses primeiros dias de convivência, antes de tudo é importante separar um espaço exclusivo para ele, um comedouro que você precisa lavar depois de cada refeição do bichano e uma vasilha de água fresca – renovada duas vezes por dia.

A fim de favorecer os bons hábitos de higiene, escolha um lugar de refeição de fácil acesso, afastado da bandeja sanitária. A caminha de dormir, profunda e acolchoada, deve ficar protegida de correntes de ar.

Não force uma amizade, mas incentive interações com o bichano

A seguir, contamos o que mais você deve preparar para receber seu novo animal de estimação:

Espaço do gato. Reserve um cômodo da casa que seja facilmente fechado. A princípio, deixe seu gatinho explorar apenas esse local, que será sua zona segura. Prepare esse ambiente antes que seu gato chegue, para não criar ruídos e estresse adicionais quando ambos chegarem em casa.

Não force o contato. Não force uma amizade, mas incentive interações. Envolva-se no jogo do bichano. Brinquedos de varinha e ponteiros a laser são uma ótima maneira de criar laços, mas mantendo distância, para ele se acostumar com sua presença. Aos poucos, conforme a receptividade dele, lhe faça carinhos e converse com ele.

Deixe o seu gato observar. Os felinos aprendem muito através da observação. Isso significa que mesmo que você apenas sente e converse com seu novo gatinho, isso o ajudará a se acomodar.

Descanso. Os gatos passam muitas horas por dia dormindo, por isso você deve escolher uma cama que seja aconchegante e que fique protegida de correntes de ar. Se a sua localização for tranquila, o seu gato agradecerá com muitos rons-rons.

Diversão. Há uma enorme variedade de brinquedos para gatos, desde ratinhos de tecido que podem ser recheados com catnip (a erva do gato) até varinhas de penas. Ah, mas eles também amam bolinhas de papel e caixas de papelão! O ideal é oferecer ao bichano brinquedos que desenvolvam o instinto felino e sua capacidade de caçar e espreitar. Existem também brinquedos interativos, ideais para o tutor que passa muito tempo fora de casa.

Arranhador para relaxar e se exercitar. Os gatos precisam alongar as garras por razões fisiológicas, então forneça ao pet um ou dois arranhadores para ele se exercitar quantas vezes quiser. Os arranhadores para gatos são encontrados nas pet shops em vários tamanhos e formas. Assim você também vai proteger aqueles móveis que costumam ser alvo das garras dos bichanos, como o sofá da sala!

Caixa de areia. Este será o lugar para o gato se aliviar. Deve ser ampla e com areia de qualidade para absorver odores e urina. Os gatos são animais muito limpos e se perceberem que este espaço está um pouco sujo, evitarão fazer ali suas necessidades. Mantenha a caixa em um local tranquilo e de fácil acesso. Mostre ao seu gato, deixe-o cheirar um pouco a caixa e depois coloque-o dentro.

Comida. Ofereça o mesmo tipo de comida que seu gato comia anteriormente. Isso lhe dará uma sensação de familiaridade. Caso queira trocar, consulte o veterinário sobre qual a dieta mais adequada para ele, dependendo do seu tamanho e idade. Uma alimentação correta e balanceada dará ao animal um equilíbrio nutricional que proporcionará uma boa qualidade de vida. Lembre-se de usar um recipiente para alimentos secos, outro para água e uma terceira vasilha para alimentos úmidos ou naturais. Certifique-se de que a ração e a água estejam longe da caixa sanitária.

Livre por toda a casa. Depois que seu novo gato já estiver comendo, bebendo e usando a caixa sanitária normalmente, já é o momento de retirá-lo da zona segura, que é o cômodo que você reservou para recebê-lo, e então apresentá-lo ao resto da casa. Você saberá que está chegou a hora quando ele parecer curioso sobre o que está do outro lado da porta.

Reforço positivo. Use o reforço positivo para construir confiança. Isso significa dar uma recompensa ao pet para aumentar a probabilidade de um bom comportamento acontecer novamente. As recompensas incluem guloseimas deliciosas, catnip e brincadeiras.

Crianças no lar. Se há crianças na família, o mais importante é fazer os pequenos compreenderem que devem cuidar e respeitar o gatinho. Explique que os felinos são animais independentes e que precisam relaxar sem serem incomodados.

Tenha cuidado se tiver animais que possam ser presas do seu gato, como pássaros, peixes ou roedores

SE VOCÊ TEM OUTROS PETS EM CASA…

Espaço de cada um. Lembra que recomendamos reservar um cômodo exclusivo para receber o novo gato? Se você já tem outro gato ou cachorro em casa, é fundamental dar um espaço específico para cada um nos primeiros dias. Assim eles se familiarizarão com o cheiro um do outro. Aos poucos, deixe que eles se vejam e possam se observar mais de perto, mas sempre sob a sua supervisão. Nunca sozinho! Com o tempo eles vão se acostumando com a presença um do outro e poderão estar juntos nos mesmos espaços da casa.

Pequenos animais. Tenha muito cuidado se tiver animais que possam ser presas do seu gato, como pássaros, peixes ou roedores. Se for esse o caso, é preciso ter extrema precaução, pois os felinos são caçadores por natureza e seguirão seus instintos, por isso mantenha os pequenos animais em um espaço seguro.

CUIDE DA SAÚDE DO SEU GATO

Visite o médico veterinário para que ele faça um check-up geral e avalie a saúde do pet. Além disso, o profissional estabelecerá um calendário de vacinação para gatos se ele ainda for filhote e verificará se ele está com todas as vacinas se for adulto. O bichano também precisará ser desparasitado e vermifugado periodicamente.

Por MB.