Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como saber se o meu gato está feliz?

É possível detectar a felicidade dos felinos se observarmos atentamente os sinais que eles nos transmitem. Fotos: Canvas

Aos olhos de um tutor, observar a felicidade do seu animal de estimação é o que há de mais precioso. Afinal, tudo o que queremos é proporcionar bem-estar ao pet, que sempre nos retribui com o mais puro amor. No caso dos gatos – um tanto mais discretos para demonstrar seus sentimentos do que eufóricos os cães -, é possível detectar a felicidade dos felinos se observarmos atentamente os sinais que eles nos transmitem, tanto sonoros como a linguagem corporal.

A postura do gato pode nos dizer muitas coisas sobre seu bem-estar e conforto no momento. Através de suas patas, rabo, pelo, olhos ou movimentos, podemos obter muitas informações. São vários indicativos que podem ajudar você a descobrir se seu bichano está completamente feliz com sua companhia.

Se a ponta da cauda tiver formato de gancho, seu gato está de fato muito feliz

Como saber se o meu gato está feliz através da linguagem corporal?

Quando o gato está com a cabeça erguida e a mantém nessa posição, significa que ele se sente bem e seguro naquele momento e naquele local.

Se a cabeça dele se aproximar de você ou da sua mão, ele está pedindo ou sugerindo que você o acaricie, demonstrando vontade de ser mimado, ganhar aquele chameguinho gostoso (uma coçadinha bem gostosa no queixo, por exemplo. Miau!). A cauda é outro elemento interessante, pois ela costuma se apresentar ereta. E também se a ponta da cauda tiver formato de gancho, seu gato está de fato muito feliz.

Os bichanos também podem mostrar sua felicidade e bem-estar quando estão dormindo em um local no qual se sentem confortáveis e seguros. Podemos perceber isso, porque eles dormem com as patas dobradas sob o corpo e muito enroladas, o que representa um sinal de conforto e relaxamento do gato, de que eles não se sentem ameaçados.

Quando os gatos fecham os olhos ou os deixam entreabertos enquanto os acariciamos, também indicam que estão bem ao nosso lado, se sentem protegidos e confortáveis.

Os miados são a forma de vocalização dos gatos e eles têm diferentes formas de emiti-los, de acordo com seus desejos, necessidades ou preferências. Podem, por exemplo, usar tons mais altos para expressar alegria e prazer, tons mais baixos para mostrar que estão incomodados, se sentem ameaçados ou querem pedir algo. E miar de forma intensa e contínua quando se trata de necessidades mais básicas, como fome ou quando estão no calor.

O ronronar (aquele barulhinho que parece um motorzinho ligado) é uma das formas peculiares de o gato mostrar que se sente confortável e quer continuar naquele lugar daquela forma, como dormir em cima do tutor enquanto é acariciado.

Pequenos detalhes podem fazer seu gato feliz

O que faz um gato feliz?

Podem ser muitas coisas: uma refeição que ele adora saborear; ser escovado; ter lugares confortáveis, altos e seguros para se abrigar; carinhos; perseguir presas; brincar com uma bolinha de pingue-pongue ou uma varinha com pena na ponta; ter um arranhador para afiar as unhas; ter a caixa de areia sempre limpa e em local reservado; ter acesso à uma varanda na qual ele possa observar a paisagem lá fora, caixas de papelão para ele brincar de se esconder…

São muitos os pequenos detalhes que podem fazer seu gato feliz. Mas, acima de tudo, a felicidade está no fato de o bichano se sentir confortável com seu tutor e de sentir a sua proteção e companhia sempre que precisa. Miau!

Por MB.