Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Conheça as raças caninas mais antigas

O Miacis foi o ancestral dos Canídeos. Ilustração: Canvas

Há 60 milhões de anos, um mamífero pequeno bem semelhante a uma doninha ou furão, chamado Miacis, habitava as florestas primitivas do planeta. Esse animal foi o ancestral do grupo que hoje chamamos de Canídeos: o cão, o chacal, o lobo e a família da raposa. Diferentemente do cão atual, o Miacis tinha pés chatos, além de dentes carnívoros e o cérebro, de certo modo, pequeno. No entanto, era mais inteligente que seus contemporâneos – os creodontes -, um outro grupo de carnívoros primitivos mais comum do que os Miacis, extinto há cerca de 20 milhões de anos.

Cerca de 35 milhões de anos atrás, o Miacis deu origem a uma variedade de canídeos primitivos. Destes, conhecemos mais de 40 tipos que se assemelham aos ursos, às hienas e aos gatos. Porém, alguns eram similares aos cães: o Cynodicts, por exemplo, parecia o Welsh Corgi Cardigan. Esses canídeos, semelhantes aos cães, foram os únicos a sobrevviver ao processo evolutivo, e alguns deles são considerados a origem do cão.

ANCESTRAIS CANINOS

Os cães que conhecemos atualmente surgiram no cenário da Eurásia entre 12 e 14 mil anos atrás. Em um primeiro momento, acreditava-se que seus ancestrais eram um tipo de chacal ou o cruzamento entre um chacal e o lobo, no entanto, estudiosos acreditam que seus ancestrais pertenciam à linhagem do lobo cinza menor do sul (Canis lupus pallipes), ainda encontrado na Índia. Durante o período em questão, o lobo cinza era encontrado na Europa, Ásia e América do Norte.

Entre os outros possíveis do cão encontram-se o lobo lanoso do norte da Índia e do Tibete e o lodo do deserto do Oriente Médio. Certamente todos os cães surgiram de uma dessas linhagens (ou possivelmente mais de uma, em desenvolvimento paralelo) e não estão relacionados geneticamente com quaisquer outras espécies. Recentemente, pesquisas realizadas no DNA canino derivam de apenas alguns lobos domesticados na China por volta de 13 mil anos atrás.

Cães selvagens se espalharam rapidamente por todo o mundo. Mas o Dingo, que muitos acreditam ser o tipo básico de Canis do qual o cão moderno evoluiu, já se encontrava domesticado quando foi introduzido na Austrália há milhares de anos pelos primeiros imigrantes.

A partir de ossos e fósseis encontrados em todo o mundo, datando de 6.500 anos atrás, podemos afirmar que naquele período havia conco tipos diferentes do cão: os Mastiffs, os cães com aparência de lobo, os Greyhounds, os cães do tipo Pointer e cães pastores. A partir de então, milhares de raças vêm sendo desenvolvidas pela seleção artificial e natural. No entanto, no decorrer dos séculos, muitas se perderam e cerca de 400 perduram nos dias de hoje.

Quando os europeus chegaram às Américas do Norte do Sul, nos séculos 15 e 16, encontraram pelo menos 20 raças distintas de cães: atualmente o cão pelado mexicano, cão esquimó e cães selvagens peruanos e chilenos se encontram entre os poucos nativos sobreviventes. Entre outras raças caninas antigas estão o Basenji, oriundo da África e do Oriente Médio, e também o Saluki e o Afghan.

AS 5 RAÇAS MAIS ANTIGAS

Cinco tipos distintos de cão foram identificados em fósseis datados do início da Era do Bronze, em 4.500 a.C:

Mastiffs
Cães com semelhança de lobos
Greyhounds
Pointers
Pastores

Essas raças básicas proliferaram por meio da reprodução seletiva e da mutação genética natural, dando origem às centenas de raças que conhecemos hoje.

Canis familiaris inostranzevi

Cães do tipo Mastiff foram usados em batalhas pelos persas e gregos. Fotos: Canvas

Cães do tipo Mastiff do Tibete foram domesticados na Idade da Pedra e, posteriormente, usados em batalhas pelos babilônios, assírios, persas e gregos.

Canis familiaris palustris

O cão da raça Elkhound tem aparência de um lobo

Este cão com aparência de lobo é similar aos cachorros da raça Spitz, tais como o Elkhound, o Husky Siberiano, o Keeshond e o cão esquimó.

Canis familiaris leineri

A raça Greyhound é uma das mais antigas entre os canídeos

O Greyhound é uma das raças mais antigas, identificada nos desenhos das porcelanas da Mesopotâmia datados de 8.000 anos.

Canis familiaris intermedius

Os cães da raça Pointer foram desenvolvidos com o propósito da caça esportiva

Estes cães da raça Pointer foram provavelmente desenvolvidos a partir dos Greyhounds, tendo como propósito a caça esportiva.

Canis familiaris optimae

A raça Collie é uma das mais populares entre os cães pastores de rebanhos

Cães pastores têm sido usados para proteger dos predadores os rebanhos há milhares de anos, sendo provavelmente oriundos da Europa.

Por MB