Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Doenças gastrointestinais em cães

Os problemas abdominais em geral precisam de cuidados clínicos. Fotos: Canvas

As doenças digestivas nos cães estão entre os motivos mais frequentes de visita ao veterinário. Os sintomas mais comuns dos distúrbios do estômago e intestino são o vômito, a diarreia, a constipação e sangue ou muco nas fezes. Existem para essas patologias muitas causas, mas se persistirem os sintomas por mais de 12 horas, apesar de todos os cuidados de primeiros socorros, procure a ajuda clínica.

Existem várias causas de problemas digestivos em cães. As principais são:

-Ingestão de alimentos inapropriados que são indigeríveis
-Mudar o tipo de ração muito rápido e constantemente
-Ingestão de corpos estranhos ou alimentos tóxicos
-Agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e parasitas

O vômito poderá ter sua causa vinculada a uma infecção branda do estômago (gastrite) ou a uma simples intoxicação alimentar. Se grave, persistente e seguido de outros sinais clínicos poderá indicar a presença de infecções mais sérias, como cinomose, hepatite canina infeciosa, parvovirose, leptospirose, infestação por vermes ou obstrução dos intestinos.

A diarreia poderá ser nada mais que um mero desconforto intestinal; ou séria e profusa, se bactérias ou vírus estiverem presentes, assim como certas intoxicações e algumas alergias.

A constipação ocorre devido à idade, a uma dieta deficiente com um alto percentual de ossos triturados (torna-se como cimento no intestino) ou obstrução.

Sangue ou muco presente nas fezes pode advir de várias causas, maiores ou menores: desde um simples fragmento de osso arranhando o canal retal até uma infecção leptospiral.

Além desses sintomas, outros sinais incluem:

Flatulência excessiva
Perda do apetite
Dor abdominal (cólica)
Desidratação

Letargia e depressão

Dê ao seu cão somente ração de alta qualidade nutricional e forneça água fresca à vontade

Alívio dos sintomas

Tudo o que você puder fazer diante de um problema estomacal é tentar aliviar os sintomas. No tratamento da diarreia, é importante repor os líquidos do organismo. Corte todo o alimento sólido, leite e coisas gordurosas.

Os problemas abdominais em geral precisam de cuidados clínicos. Se os sintomas persistirem procure o veterinário o quanto antes. Doenças como a parvovirose, hepatite infecciosa canina e leptospirose requerem tratamento médico intensivo, com antibióticos, transfusões para repor líquidos, vitaminas e minerais e o monitoramento cuidadoso dos progressos do paciente por meio de exames de sangue e urina.

As práticas cirúrgicas removem as obstruções e os corpos estranhos e os problemas estomacais são tratados por recursos altamente sofisticados.

Portanto, fique atento a qualquer sinal de problemas em seu pet e não descuide da alimentação oferecida diariamente – dê somente ração de alta qualidade nutricional e forneça água fresca à vontade. Não hesite em buscar ajuda veterinária. O profissional fará primeiro um exame físico completo no cão. Depois realizará os testes de diagnóstico pertinentes para determinar a causa do problema e oferecer o tratamento mais adequado para garantir a boa saúde de seu animal de estimação.

Por MB.