Anuncie

(21) 98462-3212

Entenda por que os cães comem grama

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Segundo especialistas, simplesmente comer grama não vai prejudicar seu animal de estimação. Foto: Reprodução

Não é surpresa que animais como vacas, ovelhas e cabras adoram comer capim. Pastar é o que eles fazem, porque seus estômagos são capazes de digerir toda a celulose na grama. Mas, ao contrário desses bichos, que estão na família ruminante de mamíferos, os cães são onívoros, relacionados a caçadores comedores de carne como lobos. No entanto, se você possui um cachorro, já pode ter visto seu pet comendo um matinho enquanto ele está no seu quintal ou em uma caminhada.

Então, por que os cães comem grama? Será que seu cachorro não está recebendo comida suficiente? Ele pode estar doente? Ou é um comportamento totalmente normal de cachorro?

Felizmente, segundo especialistas, simplesmente comer grama não vai prejudicar seu animal de estimação. Ou seja, a menos que a grama tenha sido tratada com pesticidas ou outros produtos químicos. Caso contrário, não, comer grama não é ruim para o seu cão.

“Alguns animais têm o hábito de comer grama, capim… Isso ocorre quando os cães não estão passando muito bem, enjoados, geralmente quando o fígado não está bem. Daí eles ingerem essa vegetação, que tem por finalidade irritar a mucosa gástrica provocando vômitos para obterem melhora”, explica o veterinário André Mello, da clínica Estética Canina Vet Center e responsável pela seção “Fale com o Vet” no portal Meus Bichos.

Comer plantas está em seu DNA

Embora cães comendo grama pareça algo inusitado, é na verdade um hábito bastante normal que muitos tutores de pets observam. Nem é tão estranho quanto você pensa. Embora pensemos nos caninos como historicamente carnívoros, eles realmente evoluíram como onívoros que comiam o que estava disponível, incluindo vegetação. Além disso, os animais que os ancestrais dos cães comiam eram geralmente herbívoros. Então, quando os cães selvagens matavam e comiam suas presas, eles por extensão comiam o que os animais de rapina comiam — vida vegetal. Um hábito alimentar menos compreensível, entretanto, é por isso que os cães gostam de comer seu próprio cocô!

Comer grama pode ser um sinal de que o pet não está recebendo fibras suficientes. Foto: Reprodução

Agora, se o seu cachorro têm o costume de comer muita grama, é necessário estar atento à sua dieta. Comer grama regularmente pode ser um sinal de que o pet não está recebendo fibras suficientes e está procurando ervas naturais para se satisfazer.

Mas por que os cães vomitam após comer grama?

Esta é definitivamente uma causa compreensível de preocupação dos tutores. Bem, vomitar após ingerir grama pode ser uma maneira de eles aliviarem o estômago.

“Algumas pessoas acham que o fato de os cães e gatos, quando comem grama ou capim, é porque estão com dor de barriga (diarreia). Mas, na verdade, não é por isso e sim para vomitar, buscando um conforto, uma melhora por estarem enjoados ou mal do fígado por terem ingerido algo que não foi tolerante ao organismo”, comenta o veterinário André Mello.

E o que fazer?

Se seu cachorro parece estar apenas mordiscando casualmente um pouco de grama, provavelmente não há nada para se preocupar. No entanto, se é frequente e seu pet parece estar comendo muita grama de cada vez, converse com seu veterinário.

“Você também pode considerar mudar a ração do seu cão para um alimento com maior teor de fibras. A fibra adicional pode acabar satisfazendo suas necessidades nutricionais. E, seja qual for o caso, certifique-se de que seu cão está recebendo muito exercício e diversão”, finaliza a veterinária norte-americana Samantha Schwab, especialista em pequenos animais da Chewy Pet Central, nos EUA.

MB com Reader’s Digest

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquira o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

E-book “Aquarismo Para Iniciantes”. Aquários marinhos e de água doce, doenças e como tratar, escolha do aquário. Como cuidar do peixe Betta, como fazer seu próprio aquário e muito mais. CLIQUE AQUI

Curso online “Auxiliar de Veterinário”. Com esse aprendizado você poderá trabalhar em: Clínicas e Hospitais Veterinários, Instituições de Resgates de Animais, Lojas de Animais, Petshops e Auxiliar na Gestão de Projetos e Serviços de Pet Sitting. CLIQUE AQUI