Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Entre latidos e puns! Flatulência nos cães está ligada à dieta inadequada

Qual é, amigo. Comeu ração de repolho? Fotos: Canvas

Você está lá de chamego com seu doguinho quando, sem aviso prévio, ele solta aquele pum, barulhento e fedorento. “Ei, Rex, comeu ração de repolho?”, é a pergunta que poderia lhe passar pela cabeça. Mas, brincadeiras à parte, sim, os cães também soltam gases. E o tutor não pode nem reclamar, porque, geralmente, é devido à alimentação inadequada que ele fornece ao pet.

Ok, ok. Um punzinho e outro é normal, faz parte da vida humana e animal. Mas, quando os cães soltam gases em excesso, é melhor consultar o veterinário para descobrir se é necessário rever a dieta do bichinho ou se há outras causas, como digestão anormal ou obesidade.

Quanto à alimentação, embora possa ser tentador alimentar seu cachorro com sobras de suas refeições, ainda mais quando ele faz aquela carinha de ‘pidão’ olhando para seu prato cheio de batatas fritas, restos de ossos e de pelancas de carne, essa não é a melhor ideia. Lembre-se: o correto é sempre oferecer ração de qualidade e petiscos específicos para os cães. No entanto, pode ser que o tipo de ração que ele está consumindo atualmente não esteja lhe caindo bem.

Isso porque, a causa mais comum para os gases é devido algum tipo de alimento que não está sendo digerido corretamente. Identifique as guloseimas que você anda dando para ele ou se é a ração que não está caindo bem. Não ofereça mais ao animal, e isso resolverá o problema. Mas certifique-se com o veterinário sobre qual ração substituir, se for o caso.

Para ajudar a colocar seu cão em uma dieta mais saudável, consulte o veterinário para discutir quais alimentos super premium são mais adequados para o seu cachorro.

Raças braquicefálicas são mais propensas a problemas gastrointestinais

Digestão anormal

Outra razão possível para os gases é que seu dogue também pode estar comendo o alimento muito rapidamente e engolindo ar no processo.

Mesmo que o tutor esteja fornecendo ao cão todos os alimentos certos, ele ainda pode sofrer de um problema de gases devido à digestão anormal.

Muitas vezes, esse problema de gases está associado a certas raças, geralmente, mais suscetíveis a problemas gastrointestinais. As mais propensas à flatulência canina são o pug e outras raças braquicefálicas (com focinho achatado).

Outras raças são propensas, não exatamente por problemas gastrointestinais, mas porque podem engolir muito ar durante a vida cotidiana. São elas: yorkshire, golden retriever, labrador, pastor alemão, beagle e cocker spaniel.

Também é importante ter certeza de que o cão está se exercitando o suficiente. Isso porque aqueles que praticam bastante atividade física e estão com o peso saudável, tendem a soltar menos pum do que os acima do peso, que não são estimulados a gastar energia.

Vermes também podem ser a razão por trás dos problemas intestinais do seu ‘cão-bomba’, se ele não estiver com a vermifugação em dia. Converse sobre isso com o veterinário.

Algumas infecções intestinais, como a giardíase, estão associadas à diarreia crônica, além de gases. Então, se seu amigo de quatro patas está soltando muitos gases e tem tido diarreia aquosa, leve-o ao veterinário para ele investigar possíveis causas. Outras infecções intestinais incluem a salmonella, que pode estar associada à carne crua.