Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Filhotes imaginários: como lidar?

A gravidez psicológica é um distúrbio comportamental comum em cadelas. Fotos: Canvas

A poodle Belinha, de 4 anos, há dois meses “adotou” uma girafinha de pelúcia como sua filha. Explica-se: Belinha sofre de gravidez psicológica ou pseudociese. O problema acontece quando a fêmea, mesmo sem estar prenhe, apresenta alterações físicas e de comportamento, passando a adotar objetos ou até mesmo outro animal como sua cria. O quadro pode durar de uma a três semanas e é mais frequente em cadelas que nunca cruzaram ou não foram fecundadas e têm entre dois e cinco anos de idade.

A gravidez psicológica ocorre por uma ação hormonal. Geralmente, após o cio, há queda na produção de progesterona e aumento da prolactina. “Com o término do cio, a cadela tem a sensação de estar prenhe. O animal chega a desenvolver um inchaço abdominal e as mamas, em muitos dos casos, produzem leite. E quanto mais a cadela lambe as mamas, mais leite é produzido”, explica a veterinária Elisângela Ribeiro.

Para evitar o desconforto ao ver as mamas inchadas sem filhotes para amamentar, recomenda-se passar iodo nas tetas para secar. Com o fim da gravidez psicológica, tudo volta ao normal.

Segundo a veterinária, após a regressão da falsa gravidez, o ideal é submeter o animal a ovário-histerectomia (castração/esterilização) ou promover o acasalamento, caso o tutor deseje ter mais cachorros em casa – nesse caso, lembre-se da posse responsável!

“Isso evitará a repetição do problema que, se for frequente, aumenta consideravelmente o risco de desenvolver tumores de mama, infecção uterina e cistos ovarianos”, complementa a veterinária.

A tutora da poodle Belinha, pedagoga Monique Alves, optou pela castração para que os sintomas de gravidez psicológica sejam eliminados. “Ela sofre com as mamas inchadas e por não conseguir amamentar o seu filhote imaginário. E eu sofro junto. Adiei essa decisão por muito tempo, esperando o melhor momento para castrá-la e se realmente haveria essa necessidade. E ela acabou desenvolvendo a gravidez psicológica. Agora vejo que a castração é o melhor para a saúde dela, e quanto mais precoce, melhor”, constata.

As cadelas podem adotar objetos ou brinquedos como se fossem filhotes imaginários

IDENTIFIQUE OS SINAIS

SINTOMAS FÍSICOS. Os sintomas da gravidez psicológica em cadelas incluem: abdômen inchado, mamas inchadas e produção de leite.

SINTOMAS PSICOLÓGICOS. As cadelas tratam objetos ou brinquedos como se fossem filhotes, sofrem de inquietação, nervosismo e, em alguns casos, até apresentam sinais de trabalho de parto. Outras manifestações são a preparação do ninho, choro ou gemido, perda de apetite, arranhar o chão e as paredes ou a recusa em sair para passear. Esses sintomas podem não ocorrer ao mesmo tempo, mas quando o distúrbio é grave, é importante levar o animal ao veterinário. É o caso, por exemplo, de quando ocorre produção excessiva de leite, que pode causar mastite.

O que fazer para reduzir os sintomas?

Procure manter a cadela entretida com mais atividades do que o habitual, como brincadeiras e exercícios, para ajudar a normalizar a situação.

Evite a autoestimulação das mamas com lambidas. Isso retarda a ativação do mecanismo de secreção de leite.

Remova objetos adotados como filhotes imaginários, como bichos de pelúcia ou brinquedos.

Ajude a fêmea a se recuperar da gravidez psicológica com amor e paciência.

E mais uma vez reforçando: para evitar a gravidez psicológica, é melhor esterilizar a cadela.