Anuncie

(21) 98462-3212

Atenção ao calendário de vacinação dos cães

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Desde filhotes, os animais devem ser protegidos de doenças. Foto: JC/Pixabay

Essa frase a gente já está cansado de saber: prevenir é o melhor remédio. A vacina preventiva é o principal motivo pelo qual cães não morrem em massa por doenças infecciosas, como cinomose e parvovirose. Apesar de a raiva ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um problema de saúde pública em países em desenvolvimento. Esta é uma doença viral que ataca o sistema nervoso do animal, levando-o a alterações de comportamento como fúria ou calma excessiva, olhar fixo e inexpressivo, salivação intensa, alterações no apetite e, em muitos casos, paralisia.

Por se tratar de uma zoonose – doença transmitida do animal para o homem -, todos os cães e gatos suspeitos de a terem contraído devem ser sacrificados e as autoridades de saúde local, notificadas. A transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura das mucosas (olhos e boca). Não existe tratamento, portanto, previne-se o animal da raiva e também de outras viroses.

E é desde filhotes que os bichos devem ser protegidos. Além da antirrábica, os cães necessitam ser vacinados para prevenção de doenças como coronavirose, leptospirose, hepatite infecciosa canina, tosse dos canis e giardíase. E enquanto o bichinho não estiver adequadamente imunizado, alguns cuidados devem ser tomados: não leve o animal para a rua antes do término do esquema de vacinação e não permita que ele tenha contato com outros animais.

Confira abaixo a tabela de vacinas do seu cão:

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO – CÃES
  Polivalente (V8 ou V10)
1ª dose: 7 a 8 semanas
2ª dose: 10 a 11 semanas
3ª dose: 13 a 14 semanas + 1ª dose contra Tosse Canina
Reforço aos 12 meses
 
  Antirrábica
Dose única: 120 a 150 dias + 2ª dose contra Tosse Canina
 
Reforço anual por toda a vida
V8 ou V10 + antirrábica + Tosse Canina