Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Gatos adoram se alongar: entenda o motivo

Alonga daqui, estica de lá e assim os bichanos se mantém sempre em forma. Fotos: Pixabay

Os gatos gostam de se alongar e fazem isso diversas vezes ao longo do dia. Em grande parte, é pelos mesmos motivos que as pessoas: é uma sensação boa e aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos.

Sonecas por natureza, os gatos dormem entre 12 e 16 horas por dia – mais do que a maioria dos mamíferos e quase o dobro que os humanos. Ou seja: eles não se movem por muito tempo. Quando os bichanos estão sentados ou dormindo, sua pressão arterial cai. Mas, o alongamento pode reverter isso.

“Os bichanos passam o dia se espreguiçando e se alongando. É típico deles, não só dos felinos domésticos como os selvagens, é como se fosse uma ginástica. Conforme o gato se alonga, ele ativa todos os músculos e aumenta a pressão arterial, o que aumenta a quantidade de sangue que flui para os músculos e também para o cérebro. Isso o ajuda a acordar e deixá-lo mais alerta”, conta o veterinário Ernani de Castilho.

O alongamento felino ainda pode liberar toxinas e resíduos que se acumulam no corpo durante os períodos de inatividade. Além disso, quando um gato se alonga, ele prepara seus músculos para atividades, como correr atrás de um rato ou de um petisco. Portanto, na realidade, os gatos estão sempre fazendo ginástica ao modo deles, em intervalos regulares.

Quando um gato se alonga, ele prepara seus músculos para atividades, como caçar uma presa ou brincar

O alongamento felino também é uma tática fundamental para se defender de seus possíveis predadores e para caçar suas presas. É que, ao se esticar, as fibras musculares se alongam em sua extensão máxima. Isso preserva e aumenta a capacidade de ataque do gato, se necessário. Além disso, sua capacidade de permanecer imóvel por horas prepara seu corpo para explodir em ação a qualquer momento. Então, sim, quando você pensa que todos os gatos são preguiçosos, pense novamente.

Esses alongamentos, como tática de caça, significam: ‘Estou tão no controle aqui que posso relaxar.’ Já a exibição de dentes que acompanha o bocejo pode significar uma comunicação do felino com sua presa ou possível predador. Algo tipo: ‘Vê isso? Muito grande, hein! Portanto, não tente tirar vantagem.’

Agora, vocês já sabem que os gatos conseguem se manter em forma.