Search

Anuncie

(21) 98462-3212

‘Há raças, como spitz, que não devem ser tosadas’, diz a veterinária Mery Medeiros

Especialmente em raças mais peludas, a tosa deve ser regular. Foto: Pixabay

A maioria das pessoas corta ou apara o cabelo para se sentir melhor com a aparência, simplesmente mudar o visual ou até como forma de marcar algo novo na vida. Mas, para os cães, especialmente as raças mais peludas, os cuidados com os cabelos, no caso, a tosa regular dos pelos vão muito além de uma questão estética.

A seguir, a veterinária Mery Medeiros, proprietária do Canil Gran Beckville, especializado na raça spitz alemão, esclarece as principais razões para os tutores manterem a tosa do animal em dia, os cuidados que devem ter e em quais raças a técnica é contraindicada.

A veterinária Mery Medeiros destaca que cães da raça spitz não devem ser tosados.
Foto: Divulgação/Canil Gran Beckville

PELE E PELOS EM HARMONIA

“A tosa é um método de contenção de crescimento dos pelos de um animal. Mas, antes de falar de tosa, vamos falar um pouco de pele. A pele dos animais, se bem cuidada, apresenta ótima saúde e resistência às agressões externas. Porém, alguns fatores, como banhos muito frequentes e tosas mal executadas podem afetar a saúde da pele de um animal.”

ISOLANTE TÉRMICO

“Na grande maioria dos casos, a tosa é feita por estética. Há quem diga que algumas raças ficam mais charmosas quando tosadas. Alguns cuidados precisam ser tomados em relação a isso. Nenhuma tosa deve ser muito baixa, pois o pelo, além de funcionar como isolante térmico, atua também como barreira física contra raios UV (ultravioleta) e outras agressões externas.”

RAÇAS QUE PODEM E AS QUE NÃO DEVEM SER TOSADAS

“Algumas raças têm indicação de tosa. A proposta é que a tosa seja instrumento de manutenção do pelo para que, por exemplo, não toquem o chão, carregando assim dejetos e sujidades que podem afetar a pele. Além, é claro, de ocasionar mau cheiro. As raças mais comuns com pelagem que necessita de tosa são shih tzu, maltês, yorkshire e cocker spaniel. Em contrapartida, existem raças nas quais a tosa é altamente contraindicada. É o caso do spitz alemão e outras raças primitivas como husky siberiano, chow chow e samoieda. Essas raças possuem pelagem dupla, composta de pelo e subpelo, que tem função fundamental na termorregulação. Por este motivo, nunca devem ser tosadas.”

SPITZ ALEMÃO E OUTRAS RAÇAS PRIMITIVAS

“O controle da temperatura não é o único motivo para manter íntegro o pelo dos cães primitivos. Em algumas raças já é sabido que a tosa afeta o crescimento do pelo, dependendo da fase de desenvolvimento em que esteja levando a uma alopecia pós tosa. O spitz alemão é uma das raças que vem sofrendo muitos reflexos de tosas exageradas. Por desconhecerem as suas particularidades, muitos tutores e até profissionais de estética canina são adeptos de tosarem a raça. O número de cães com alopecia só cresce. O tratamento das alopecias é longo e bastante oneroso. Em alguns casos pode levar de dois a três anos para a pelagem crescer novamente. Por estes motivos, o ideal é fazer apenas o Trimming da raça, uma técnica de tosa delicada, feita na tesoura, e sem agressão ao subpelo. Tosas comerciais e a famosa tosa Boo são altamente contraindicadas. Bigodes e cílios são importantes no dia a dia do animal, atuando como barreira de proteção e também com funções sensoriais.”

As tosas podem ser feitas com tesoura ou máquina. Foto: Pixabay

SEMSIBILIDADE À LÂMINA

“As tosas podem ser feitas com tesoura ou máquina. No caso das máquinas, alguns animais podem apresentar sensibilidade à lâmina. Geralmente os sinais aparecem logo após a tosa e se apresentam em forma de prurido (coceira), vermelhidão e lesões na pele. Por isso, sempre que for cuidar da beleza do seu pet, escolha profissionais qualificados e que tenham conhecimento da raça em questão. Ainda assim, notando quaisquer anormalidades na pele ou no crescimento do pelo do seu animal, procure um médico veterinário.”

Agradecimento: Veterinária Mery Medeiros, proprietária do Canil Gran Beckville.
Siga o Instagram: @canil_granbeckville