Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Jabuti: amigo cascudinho

O jeito lento e o comportamento dócil fazem do jabuti um réptil de sucesso como pet. Fotos: Canvas

O jabuti é um réptil da família dos quelônios – a mesma das tartarugas e dos cágados – e está entre os animais de estimação mais populares do mundo. No Brasil existem duas espécies: o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata) e o jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria).

Fácil de criar, o jabuti pode viver até 80 anos e apresenta hábitos diurnos e terrestres. O ambiente ideal para sua criação são os gramados, com uma área de sombra ou terrários especiais, que podem ser encontrados nas pet shops. Pisos ásperos devem ser evitados. Ao andar, o jabuti arrasta o casco, podendo desgastá-lo e feri-lo.

Alguns jabutis adoram banhar-se, por isso, reserve um lugar para ele se refrescar. “Pode ser uma bacia ou uma fonte com uma bombinha, dessas encontradas em lojas esotéricas. Coloque pedrinhas em volta, para que ele possa alcançar e entrada do declive de água. É importante fazer um caminho seguro para ele não se afogar entrando e saindo do laguinho”, ensina a bióloga Juliana Brandão.

É um animal onívoro (come de tudo) e na natureza, alimenta-se de folhas, frutos, flores, invertebrados e animais mortos. O verão é a época em que o jabuti come mais. No inverno, seu metabolismo está mais lento por causa do frio. Isso faz com que ele se esconda para procurar um cantinho mais quente e apareça menos vezes para comer.

Durante o período de crescimento, principalmente, são necessários 15 minutos de sol diário, de preferência pela manhã. Outra alternativa é oferecer um ambiente com emissão de luz UV. “Há lâmpadas próprias para instalação em terrários, bem como pedras aquecidas, para que o animal possa procurar calor quando necessário”, orienta a bióloga.

Mesmo criados em apartamentos, jabutis precisam viver em um espaço com terra, se alimentar adequadamente e tomar banho de sol, fundamental para sua sobrevivência e bem-estar.

E muitos ainda confundem o jabuti com os ‘primos’ tartaruga e cágado. Para saber: tartaruga é o nome geral usado para répteis que apresentam carapaça para proteção e corpo coberto por escamas. A nomenclatura ‘jabuti’ é usada para tartarugas terrestres e ‘cágado’, para aquáticas. Por ser da nossa fauna, ou seja, é um animal silvestre, o Ibama exige licença para criar jabuti. Portanto, a aquisição deve ser feita somente em lojas e criatórios autorizados.

Vegetais e frutos, além de ração específica para a espécie, devem compor a dieta diária do jabuti

DICAS DE CRIAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO: O sexo dos jabutis é visto pela parte inferior do casco: côncava no macho e reta na fêmea.

REPRODUÇÃO: O casal de jabutis procria o ano inteiro. A fêmea coloca de 1 a 9 ovos de cada vez em um ninho escavado em terra fofa. Os filhotes nascem em 120 dias, em média. “Normalmente, os machos possuem uma concavidade no plastrão (parte de baixo) e as fêmeas são retas. Na época de postura, elas fazem buracos na areia ou terra e depositam seus ovos. Mas, tem algumas que escavam vários buracos até escolherem o melhor e após a postura deixam o local. Os jabutis gostam também de se entocar em buracos maiores quando há oportunidade de se esconderem. O interessante é que as fêmeas, mesmo sem os machos, podem colocar seus ovos, claro, inférteis”, explica o veterinário André Mello, da Clínica Veterinária Estética Canina Vet Center e também responsável pela seção Fale com o Vet.

TAMANHO. Jabutis crescem até 50 cm de comprimento e atingem esse tamanho máximo entre 3 e 4 anos de vida.

A fêmea coloca de 1 a 9 ovos os filhotes nascem em 120 dias, em média

ALIMENTAÇÃO. Em cativeiro, alimentam-se de folhas (especialmente as verdes-escuras, como couve, brócolis, espinafre e etc.), vegetais e frutos, além de ração específica para a espécie (à venda nas pet shops). É importante variar a alimentação diariamente. Ofereça carne crua e ovo cozido com casca, pelo menos duas vezes por semana.

HIGIENE. Os jabutis devem ser limpos com uma escovinha de dentes e água uma vez ao dia, para que restos de alimentos sejam removidos de seu corpo. Reserve um espaço para oferecer a alimentação. Dessa forma, o animal vai ter seu cantinho para alimentar-se e, apos, comer, poderá ser limpo sem sujar a casa.

Agradecimento: Veterinário André Mello, da Clínica Veterinária Estética Canina Vet Center