Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Limpeza das orelhas dos cães em 5 passos

Verifique as orelhas do pet uma vez por semana para ver se estão limpas e saudáveis. Fotos: Canva.com

A higiene das orelhas dos cães é uma tarefa importante que todos os tutores devem realizar regularmente. Embora às vezes seja esquecido, esse cuidado pode prevenir infecções e problemas mais sérios no futuro.

Limpar os ouvidos combate os micro-organismos causadores de inflamação do canal auditivo (otite), dor e mau cheiro. Mas atenção: não retire cera demais da parte interna do canal auditivo, pois ela serve para proteger. 

ENTRE OS RISCOS DA FALTA DE LIMPEZA ESTÃO:

Infecções de ouvido: O acúmulo de cera nas orelhas do seu animal de estimação pode levar ao crescimento excessivo de bactérias e fungos, o que pode causar infecções de ouvido. Os sintomas incluem balançar a cabeça, coceira excessiva no local, vermelhidão e dor.

Perda auditiva: Uma infecção de ouvido não tratada pode causar perda auditiva em seu cão. Se você notar que seu peludo tem dificuldade para ouvir ou responde lentamente aos sons, ele pode estar com uma infecção no ouvido.

Problemas de equilíbrio e coordenação: Também podem ser resultado de uma infecção no ouvido do seu cão. Isso ocorre porque o ouvido interno está diretamente relacionado ao equilíbrio e à coordenação.

Outros sinais de infecção podem incluir:

Vermelhidão ou inchaço no canal auditivo;
Presença de secreção ou saída de líquidos (exsudato) no ouvido;
Odor desagradável;
Balançar a cabeça ou coçar as orelhas com frequência;
Sensibilidade ou dor ao tocar ou manusear as orelhas;
Perda de equilíbrio ou inclinação da cabeça para um lado
.

No caso de cães com as orelhas caídas (pendulares) é necessária uma atenção maior. Devido ao formato anatômico, essa região é pouco arejada e costuma ficar mais úmida, com acúmulo de cera, ambiente ideal para proliferação de fungos e bactérias. É por isso que, muitas vezes, quadros de otite são mais comuns em raças com essa característica, como beagle, cocker spaniel, golden retriever e basset hound, entre outras. As orelhas longas também são mais sujeitas a acumular poeira, por encostar no chão enquanto o cachorro fareja.

No geral, essa higienização pode ser realizada a cada 15 ou 20 dias. Já em cães com orelhas pendulares, a limpeza poderá ser feita semanalmente.

Enrole uma gaze ou algodão na ponta do dedo e insira suavemente no canal auditivo

COMO LIMPAR AS ORELHAS EM 5 ETAPAS

1. Pegue uma gaze ou um chumaço de algodão e embeba levemente em um produto específico para limpeza de ouvidos dos cães (à venda nas pet shops, consulte o vet antes da compra) ou soro fisiológico (apenas para umedecer de leve a gaze ou o algodão);

2. Comece limpando as ranhuras na parte externa da orelha, onde a sujeira se acumula;

3. Enrole a gaze ou o algodão em volta do dedo e a insira suavemente no conduto auditivo (não mais que 1 cm de profundidade);

4. Faça movimentos circulares e suaves para ajudar a soltar a secreção e a sujeira seja aderida à gaze. Caso haja muita secreção escura, repita o procedimento nas duas orelhas, até que fiquem limpas. Mas sempre tenha muito cuidado para não empurrar o cerume para dentro;

5. Finalize a limpeza passando uma gaze ou algodão seco em cada orelha com cuidado, até que ela fique totalmente seca.

Não use cotonete, pois há o risco de empurrar o cerume para dentro e também de machucar o animal

Cuidados importantes

Não use cotonete, pois há o risco de acabar empurrando o cerume para dentro do conduto auditivo, além do risco de machucar o animal, pois a região é muito sensível;

Nunca enrole a gaze ou o algodão na ponta de objetos pontudos, como pinças, palitos e tesouras. Use somente os dedos;

Não exagere na frequência da limpeza das orelhas, nem no uso da solução para este fim, pois o efeito pode ser o contrário e o animal ficar mais suscetível a otite;

Nunca aplique uma medicação ou solução de limpeza sem indicação do médico veterinário.

Como você viu, limpar as orelhas de um cachorro não é um processo complicado. Mas é preciso muita delicadeza. Caso não se sinta seguro em fazer o procedimento, principalmente se as orelhas estiverem muito sujas, com crostas ou secreção, ou no caso de o animal não deixar fazer a higiene, peça ajuda a um profissional. E se notar sinais de problemas, como mau cheiro, secreção grossa e escura, feridas, sangramento, vermelhidão ou coceira, leve o pet ao veterinário para que ele verifique o estado de saúde do peludo e inicie o tratamento correto.

Finalmente, recompense o seu cão com um prêmio pela sua paciência.

Por MB.

Leia mais: Cuidados de higiene essenciais com seu cão

Leia mais: Gatos de fino trato: cuide da beleza e da higiene do seu felino