Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Métodos para dar remédio a um gato

Muitas vezes é complicado fazer o bichano engolir algo desconhecido e pouco apetitoso. Fotos: Canvas

Medicar um gato pode não ser uma tarefa fácil, por mais amigável que seja o pet. Seja na forma de comprimido, cápsula ou gotas, muitas vezes é complicado fazer o bichano engolir algo desconhecido e pouco apetitoso. Verificar sua temperatura corporal então…

A maioria dos gatos fica bastante estressada, por isso é preciso ser paciente, dominar a técnica e ter precauções para evitar mordidas e arranhões. Fora que tem alguns bichanos que se valem de estratégias para cuspir o remédio assim que seus tutores lhes dão as costas. Que espertinhos, não é mesmo? Por isso, esperamos que as dicas e os truques a seguir te ajudem nessa missão.

Mas, antes de tudo, tranquilize o pet. Leve-o para o seu local da casa preferido, como a área onde ele costuma encontrar seu pote de comida. Assim que ele vier, use um tom de voz doce e suave, converse com ele, faça carinhos e lhe dê uma guloseima. Ele vai associar isso em ocasiões futuras como algo bom para ele.

Se o gato estiver agitado, peça que alguém te ajude segurando o animal com firmeza de bruços sobre uma mesa, apoiando a mão sobre a parte traseira e imobilizando as patas dianteiras.

Quanto mais saboroso e intenso for o sabor do alimento, melhor será a camuflagem do medicamento

DAR UM COMPRIMIDO DIRETAMENTE NA BOCA DO GATO

Logo que o gato esteja imobilizado, pressione a comissura dos lábios para obrigar o animal a abrir a boca e, com a outra mão, introduza o comprimido ou a cápsula o mais fundo possível na garganta. Em seguida, mantenha a boca fechada o tempo necessário para se produzir o reflexo de deglutição. Esfregar suavemente o pescoço sob o queixo pode ajudar. Se o gato lamber os lábios ou o nariz, você sabe que ele o engoliu. Pode acontecer de o gato não engolir o comprimido na primeira tentativa. Desde que não se torne uma situação angustiante, tente repetir o procedimento. Lembre-se que é importante tentar colocar o comprimido o mais fundo possível na garganta.

Para garantir que o comprimido se desloque rapidamente para o estômago, você pode dar uma pequena quantidade de água após cada administração medicamentosa. Coloque delicadamente uma seringa entre os dentes e introduza a água lentamente, dando tempo para o gato engolir.

Misturar o comprimido na comida

Gatos não se deixam enganar facilmente, então, para esse truque funcionar, retire os alimentos por cerca de 8 a 10 horas antes de administrar o medicamento. Assim, ele estará com fome quando você der o comprimido. Se a pílula for pequena, é possível escondê-la em uma pequena porção da comida favorita do pet, como ração úmida ou com molho, um apetitoso pedaço de frango cozido, de peixe, queijo ou de presunto. Certifique-se de que o comprimido esteja completamente oculto em meio a comida.

Outra opção é triturar o comprimido e misturá-lo à comida. Quanto mais saboroso e intenso for o sabor do alimento, melhor será a camuflagem do medicamento.

XAROPE OU GOTAS

O xarope pode ser administrado diretamente na boca, com auxílio de uma seringa sem agulha. Introduza-a lateralmente na boca do animal, por trás da barreira dos dentes. Deixe que o líquido escoe suavemente. Se o remédio for em gotas, você pode pingá-lo diretamente na ração úmida. Se o gato recusar, faça o processo com a seringa.

Para colocar gotas no nariz do animal, peça ajuda para segurar o gato. Com uma das mãos, segure firmemente a cabeça ao nível da nuca, com a outra, pingue as gotas em cada narina.

Para pingar gotas no olho, segure o gato conforme descrito acima e aplique o líquido ou a pomada diretamente sobre a córnea, mantendo o conta-gotas ou o tubo para trás e acima do campo de visão do gato, para não o assustar.

MEDIR A TEMPERATURA

Peça ajuda para manter o gato imobilizado sobre uma mesa, segurando as escápulas. Levante a cauda e introduza um termômetro besuntado de vaselina no ânus e retire-o depois de um minuto. A temperatura normal do gato é de 38,5° C. A partir de 39,5° C, deve-se considerar que a temperatura está elevada.

APLICAR UMA INJEÇÃO

Somente aplique se o veterinário tiver orientado sobre como fazer e a quantidade do medicamento que se deve aplicar para não provocar lesão na aplicação e/ou administrar uma substância que não seja apropriada para o problema do seu gato.

DICA IMPORTANTE: ENROLE O GATO COM UMA TOALHA

No caso de gatos muito nervosos ou na falta de uma pessoa para ajudar, você pode optar por enrolar o gato em uma toalha de tamanho médio, deixando apenas a cabeça exposta. Enrole um lado da toalha por cima e depois o outro lado em volta do pescoço do bichano, de forma que ele fique totalmente enrolado e não consiga colocar as patas dianteiras para fora. Este método evita que o gato se debata e o arranhe.

Por MB