Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Mudanças de comportamento podem indicar se seu gato está doente

As alterações de saúde nos gatos se manifestam por mudanças repentinas de comportamento que o olhar atento do tutor é capaz de registrar.

Por exemplo, se seu bichano costuma ser alegre, ativo e de repente não sente mais vontade de brincar, você deve suspeitar que algo está errado. Se o felino costuma passar as manhãs olhando a movimentação da vizinhança pela janela e depois de vários dias não aparece no peitoril, pode ser um sinal de que ele não está se sentindo bem. Além disso, se um pet afetuoso de repente não deixar você tocá-lo, isso pode ser um alerta de dor. O mais importante é que você conheça o comportamento do seu melhor animal de estimação.

Observe bem a linguagem corporal, as reações e o humor de seu animal. Você é a pessoa mais indicada para dar informações precisas ao veterinário, caso seja preciso estabelecer um diagnóstico.

Aqui estão algumas alterações de comportamento que podem indicar que o gato não está bem:

A perda de apetite que persiste por vários dias é preocupante e necessita de consulta ao veterinário.
Fotos: Canvas

Está comendo pouco ou não quer se alimentar: comer é uma das atividades favoritas dos gatos. Se você notou que seu bichano não quer comer como de costume, isso geralmente não é um bom sinal. Talvez uma mudança brusca na alimentação (uma nova marca de ração, por exemplo) possa não agradar o felino e ser a razão pela qual ele se recusa a comer. Além disso, o estresse, o medo, a chegada de um novo animal ou uma mudança de lar ou de tutor, também podem ser a causa do pouco apetite. Por outro lado, existem muitas causas graves que podem causar falta de apetite ou total relutância em comer (anorexia): dor de dente, infecções, parasitas, doenças em órgãos, tumores, entre outros. Se o seu gato não come, não é em si uma doença, mas sim um sintoma. 

A perda de apetite que persiste por vários dias é preocupante e necessita de consulta ao veterinário. A observação de outros sinais (vômito, diarreia, dificuldade respiratória e etc.) podem ajudar no diagnóstico.

A ingestão de água diminuiu ou aumentou bruscamente: Os gatos são bebedores meticulosos e costumam beber pouco, porém, uma mudança brusca na ingestão de água é sinal de que algo não está bem. Um aumento excessivo pode ser um sinal de alarme de numerosas infecções: insuficiência renal ou hepática, diabetes, infecção do útero da fêmea. Assim como uma diminuição pode indicar muitas outras doenças. Uma forma de monitorar e promover o consumo adequado de água é por meio de um bebedouro inteligente.

Um gato que vocaliza ou se mexe muito na caixa de areia pode estar com dor ou constipado

Vocaliza ou se mexe na caixa de areia: um gato exibindo esse comportamento anormal pode estar constipado ou com alguma outra dor.

Anda com o abdômen afundado ou as costas flexionadas: muitos gatos adotam essa posição quando sentem dores no abdômen ou nos rins. Não confundir com a postura arqueada que adotam quando ameaçados ou esticados.

Subitamente começa a mancar: o animal mancar pode ser um sinal de dor ocasionada por uma fratura ou entorse, por anquilose decorrente de uma fratura antiga, de uma afecção articular como artrose ou artrite, ou de abscesso formado após uma grande briga.

Se o seu gato subitamente começa a mancar, apalpe delicadamente o membro atingido e tente localizar o ponto doloroso ou a área quente de uma inflamação sobre uma articulação.

Sua pelagem perde o brilho, está emaranhada ou parece constantemente eriçada: um gato doente para de se limpar, então os sinais de que algo está errado logo aparecerão em sua pelagem.

Se abriga em esconderijos (mais do que o necessário): todos os gatos gostam de se esgueirar e se esconder. No entanto, quando um gato não está bem, ele se retrai por períodos prolongados. Isso geralmente é um sinal sério.

Seus olhos estão opacos e meio fechados/ou lacrimejantes: os olhos de gato são muito expressivos. Observe e atente para sinais de lacrimejamento, vermelhidão, inchaço do globo ocular e opacificação. Podem ser sintomas de lesões graves que apresentem risco para a vida do seu gato. Limpe bem os olhos com soro fisiológico e leve o animal ao veterinário.

Coça insistentemente a (s) orelha (s): se o seu gato coça as orelhas e você constata a presença de cerume enegrecido e com mau cheiro, pode tratar-se de sarna auricular, afecção parasitária pruriginosa, contagiosa entre cães e gatos. Infecções bacterianas podem também ocasionar otite aguda ou crônica dolorosa, que faz, às vezes, a cabeça do gato pender para o lado da orelha afetada. É necessário tratar corretamente as infecções, por isso leve o animal ao veterinário o quanto antes.

Então agora você sabe, observe a linguagem corporal do seu gato e consulte o veterinário se notar alguma mudança abrupta. Os check-ups regulares, bem como manter o animal de estimação vacinado e sem parasitas são uma forma eficaz de preservar a sua saúde.

Por MB