Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Natal feliz com os pets: veja as dicas

Alguns cuidados são necessários para que os animais também desfrutem das celebrações sem problemas.
Fotos: Canva.com

Um dos momentos mais especiais do ano está chegando, quando entes queridos e amigos se reúnem para celebrar o Natal. Membros da família, os nossos animais de estimação correm pela casa tão entusiasmados quanto nós com o clima festivo da data. Por isso alguns cuidados simples são necessários para que os pets também desfrutem das comemorações sem problemas.

As comidas da ceia

A mesa de Natal é uma tentação irresistível para cães e gatos. E, cá entre nós, é bem difícil resistirmos aquelas carinhas na expectativa de ganhar um pedaço de guloseima ou as sobras dos pratos. Acontece que alimentos como peru, pernil, farofa, presunto, saladas, panetones e rabanadas, entre outros itens clássicos das confraternizações de fim de ano, podem provocar vômitos e diarreia e ainda contribuem para o acúmulo de gordura no pâncreas, podendo afetar o fígado do animal.

Já as frutas estão liberadas no cardápio dos pets, mas ainda assim, com algumas exceções. As cítricas, por exemplo, como laranja, abacaxi e tangerina, não são recomendadas porque podem causar problemas gastrointestinais. O abacate também não deve ser oferecido, por conter muita gordura. Também costumeiramente presentes na ceia, as uvas e as passas são outro perigo: podem causar vômitos, tonturas e diarreia em cães e gatos.

Guloseimas para os animais de estimação

Os animais de estimação não precisam ficar de fora dos banquetes. Segundo o veterinário Ernani de Castilho, é possível encontrar alimentos nutritivos e saborosos nas pet shops, como panetones, biscoitos e até chocolates, entre outras guloseimas, específicas para o consumo dos bichinhos. “Há chocolates especiais que são livres de teobromina, substância presente no cacau e altamente tóxica para os animais”, explica.

O ideal, segundo o especialista, é oferecer biscoitos e outros petiscos específicos para os pets no lugar de comidas gordurosas. “Existem snacks que não têm maisena na fórmula e petiscos tipo palito, que contribuem para o retardamento do tártaro”, diz o veterinário.

Para os cães de pequeno porte, o ideal é oferecer de dois a três biscoitos por dia. Os animais maiores podem comer uma porção de três a cinco biscoitos.

As velas nunca devem ser colocadas ao alcance dos cães e gatos, pois há risco de esbarrarem

Velas acesas

As velas dão aquele clima especial às celebrações. Mas nunca devem ser colocadas ao alcance dos cães e gatos, pois há o risco de eles esbarrarem e derrubá-las. Que tal optar pelas velas elétricas e assim evitar sustos?

Cuidado com o presépio

As pequenas figuras do presépio são como ímãs para o seu animal de estimação mais levado. Portanto recomendamos que as coloque em locais de difícil acesso e não possam ser alcançadas. Se, por outro lado, você tem um gato, será mais difícil colocar o presépio em lugares altos, pois os bichanos têm o hábito de subir e puxar. Uma dica é optar por montá-lo com figuras de plástico ou madeira que não quebrem e sejam de tamanho médio, para evitar asfixia.

Acalme seu animal ao se deparar com barulho e fogos de artifício

Se houver barulhos altos na casa, mais gente do que o animal está acostumado, deixe-o se esconder em um cômodo ou espaço mais tranquilo no qual se sinta seguro. Não castigue ou repreenda se ele latir ou miar, pois é a forma dele comunicar que está nervoso. Tente relaxar o bichinho com uma atitude calma e serena. Converse com ele, faça carinhos. Deixe no local uma caminha, potes de água e comida, brinquedos e uma peça de roupa com seu cheiro. No caso dos felinos, coloque nesse cômodo uma caixa de papelão para servir de refúgio.

Antes das visitas chegarem, leve o cão para uma longa caminhada para cansá-lo.

Identifique seu pet

Não queremos que seu animal de estimação se perca por nenhum motivo. Mas é melhor garantir, caso isso aconteça, que o pet tenha microchip ou uma coleira com plaquinha de identificação com o nome do tutor e telefone, caso ele seja encontrado desorientado devido a fogos de artifício, barulho de música alta ou visitantes inesperados em sua casa. Se o seu mascote não tiver microchip, pense nisso. O microchip funciona como um RG do animal, facilitando a sua identificação caso ele fuja ou se perca.

Fique de olho no lixo

Certifique-se que seus amigos de quatro patas não consigam vasculhar restos de comida nos sacos de lixo. Procure manter as lixeiras bem tampadas e, se possível, impeça o acesso dos animais a esse local com um cercado, por exemplo.

Hohoho. Siga todos os cuidados para o bem-estar do seu pet e Feliz Natal!

Com todas essas recomendações, temos certeza que o seu Natal com seu pet será uma agradável comemoração em família.

Boas festas para você e o seu amigo peludo!