Search

Anuncie

(21) 98462-3212

O tempo ideal de passeio com o seu cão

O mais importante é levar em consideração o nível de energia e as necessidades do pet. Fotos: Canvas

Passear diariamente com o seu cachorro é uma ótima maneira de desenvolver o relacionamento com seu pet e melhorar as habilidades de socialização do animal. É algo necessário para o bem-estar do seu amigo de quatro patas, além de mantê-lo em forma. E eles amam passar um tempo agradável com o “líder da matilha”, no caso, você.

Quando e com que frequência devo passear com meu cachorro?

Se você tem um filhote ou adotou um cão abandonado recentemente, espere até que ele tenha sido completamente vacinado. Antes disso, eles são altamente suscetíveis a vírus como parvovírus e cinomose.

Estando com a carteira de vacinação em dia, dedique-se a levá-lo para passeios diários. Quanto mais o animal puder sair à rua, melhor: manhã, tarde e noite. Caso não seja possível, que seja pelo menos um passeio longo ao dia.

O mais importante é levar em consideração o nível de energia (física e mental) e as necessidades do pet. Todos os filhotes adoram brincar, mas as raças mais enérgicas, como pastor alemão e labrador, provavelmente conseguem andar mais do que um pug ou um chiuahua. E um border collie superinteligente provavelmente precisará de mais estimulação mental (e mais tempo fora) do que outros tipos de cães. Além disso, o tamanho do cachorro também deve ser levado em consideração.

De acordo com o Kennel Club do Reino Unido, uma boa regra ao decidir por quanto tempo passear com o cachorro é uma proporção de cinco minutos de exercício por mês de idade. Por exemplo, se o seu cachorro tem quatro meses, você caminha com ele 20 minutos por dia. Quando ele tiver seis meses, serão 30 minutos por dia. E a partir de 12 meses de idade, 60 minutos (1 hora) de passeio ou mais – que você pode dividir em dois ou três passeios de 30 a 40 minutos por dia.

No caso de dúvidas, converse com o médico veterinário sobre o tempo ideal de passeios para o seu cão, de acordo com seu porte, idade e condição de saúde. É o caso de cães idosos, por exemplo, cujas habilidades dos movimentos são reduzidas e os passeios, portanto, devem ser mais curtos.

Leve seu cão para se exercitar em um espaço verde pelo menos nos fins de semana

Onde levar o pet

Os parques são ótimos locais para passear com o cão. Caso não possa fazer isso com frequência, leve-o a um espaço verde pelo menos nos finais de semana. Variedade é o segredo para mantê-lo feliz, por isso, procure variar o trajeto diariamente para a caminhada não ficar entediante. Ande com ele em diferentes quarteirões na vizinhança, visite lojas e amigos, explore novos lugares, como outras praças nos arredores.

Duração do passeio de acordo com o tamanho do cão

Vamos lembrar que o tempo de duração e o número de passeios dependem da idade, do tamanho, além da condição de saúde do cão. Se o animal for pequeno, de 20 a 30 minutos (cada passeio); para cachorro de tamanho médio, entre 30 minutos e uma hora; e se for grande, deve exceder uma hora. Esse tempo pode ser dividido em sessões: manhã e tarde ou manhã-tarde-noite.

No caso de animais idosos, recomenda-se fazer várias caminhadas curtas por dia no ritmo do cão (5 a 15 minutos, no máximo).

Dicas para tornar o passeio divertido

Leve petiscos e brinquedos para quebrar a rotina
-Peça a diferentes membros da família para passear com o cão, assim ele criará laços afetivos com todos
-Passeie em todo tipo de condição climática para que ele não se assuste com vento ou chuva (fina)
-Faça caminhadas mais longas se o cão for jovem ou de raça muito ativa, para que ele gaste energia
-Seja um tutor responsável e leve saquinhos para recolher cocô do pet
e água para hidratar o cão
Respeite os limites do animal e evite horários de sol forte, pois o asfalto quente pode queimar suas patinhas

Por fim, se você não tiver muito tempo disponível para levar seu cão para passear todos os dias, contrate os serviços de um passeador ou de uma pet sitter.

Por MB.