Anuncie

(21) 98462-3212

Oscar: esse peixe é demais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Extremamente territorialista, o Oscar não tolera machos de sua espécie e devora peixes menores. Foto: Pixabay

Parece história de pescador: imagine um peixe que reconhece o tutor, atende pelo nome quando chamado, dá acrobacias no aquário para chamar a atenção e até pede para ganhar cafuné. Difícil de acreditar? Não se o peixe em questão for um Oscar. Também conhecido como Apaiari, esta espécie – que vive em água doce – é considerada a mais inteligente do mundo.

O Oscar (Astronotus ocellattus) é originário da América do Sul. Pertence à família dos ciclídeos (grupo de peixes territorialistas, que inclui espécies como os acarás disco e bandeira, tucunarés e tilápias). De todas as espécies de peixes conhecidas, os ciclídeos são os que mais aceitam o contato com o ser humano e podem ser facilmente treinados.

“O comportamento do Oscar pode ser comparado ao de um cão. É possível que ele aprenda direitinho a hora de comer e pegue o alimento nas mãos do tutor”, destaca o biólogo Roberto Gamarra.

A interação com o homem é tanta, que a espécie faz questão de demonstrar sua afeição a quem o trata bem. “Tenho um Oscar chamado Peixoto e ele gosta de se exibir no aquário para mim. É impressionante como, ao ouvir minha voz e ver que estou entrando em casa, ele se agita e fica inquieto no aquário. Chega a dar batidinhas no vidro e a cuspir cascalho até eu dar a devida atenção. Sim, eu preciso conversar com ele e faço isso enquanto o alimento com ração e ele abocanha os grãos em minha mão”, conta a estudante Regina Braga, 21 anos.

Em relação a pessoas desconhecidas, fora da presença do tutor, ele age com desconfiança. “Diante de estranhos, o Oscar raramente permite ser visto e prefere ficar escondido entre pedras e troncos”, comenta o criador Marcel Peres.

Já com outros peixes, o Oscar demonstra seu forte temperamento: é extremamente territorialista, não tolera os machos de sua espécie e peixes menores que ele são um banquete para seu apetite voraz.

A espécie vive em água doce e atinge até 30 cm de comprimento, por isso o aquário deve ser bem grande. Foto: Pixabay

DICAS PARA TREINAR

O Oscar pode ser condicionado a desempenhar determinados comandos, como apanhar o alimento na mão (entre os dedos) através do reforço positivo (premiação). O ideal para treiná-lo é usar iscas congeladas, como artêmia salina e enquitreias. Neste caso, a higiene das mãos é fundamental.

Outra atividade para o Oscar é colocar o alimento em diferentes pontos do aquário. Mas nunca repita o esconderijo. Isso estimula o peixe a procurar seu alimento e o distrai por muito tempo.

DICAS PARA CRIAR

AQUÁRIO. Um peixe Oscar para 200 litros de água. A temperatura ideal é de 26 a 28° C. Iluminação média (8 horas), pH 6,8 a 7,2 e Dh 6.

DECORAÇÃO. Enfeites de aquário e plantas são alvo certo de destruição do Oscar e ele se diverte com isso. Use como substrato cascalho de rio e coloque pedras no aquário para servirem de tocas.

REPRODUÇÃO. Ovípara. O aquário precisa ter, no mínimo, 250 litros de água para comportar o casal adequadamente. O acasalamento é rude e o casal parece se enfrentar, estremecendo as nadadeiras. O macho fertiliza os ovos (300, em média), que eclodem 36 horas após a desova.

ALIMENTAÇÃO. Carnívoro. Aceita alimentos vivos, frescos e ração.

CORES. Na natureza, a cor predominante do Oscar é parda, mas a criação já fixou outras mutações de cores, como albino, vermelho e tigre.

TAMANHO. Quando adulto, pode atingir até 30 cm de comprimento.

TEMPO DE VIDA. Até 15 anos.

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Curso online Como Fabricar Rochas e Enfeites para Qualquer Tipo de Aquário. CLIQUE AQUI

E-Book Aquarismo Marinho Para Iniciantes. CLIQUE AQUI

Curso online Como Ganhar Dinheiro Criando Peixes de Tanque – Vol 1. CLIQUE AQUI

Veja em nossa loja as melhores ofertas de gaiolas e viveiros para sua ave! CLIQUE AQUI