Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Patas dos gatos: o que você precisa saber

Os gatos possuem glândulas escondidas entre as almofadas das patas. Fotos: Canva.com

Os gatos são como bolas de pelos para lá de irresistíveis e cheias de atitude. E aquelas patinhas com suas almofadinhas tão fofas e delicadas, mas que também contrastam com as garras afiadas? Pois saiba que as patas deixam um rastro que é usado para que os felinos se comuniquem entre si. Mas elas têm outras funções curiosas também.

Aqui contamos algumas coisas que você talvez não saiba sobre essa parte da anatomia dos bichanos.

Gatos têm quantos dedos?

As patas dianteiras dos gatos têm cinco dedos e as traseiras possuem quatro. No entanto, este dedo extra não é utilizado ao caminhar e tem apenas uma função de apoio ao escalar ou caçar. Os pelos localizados entre os dedos são para o gato andar sem fazer ruído e assim não alertar suas presas.

Almofadas sensíveis, porém, fortes e resistentes

As almofadas nas patas dos gatos são fortes o suficiente para oferecer proteção contra furos quando eles caminham em terrenos acidentados. No entanto, não oferecem muito isolamento contra temperaturas extremas. O fato é que a natureza compensou esse pouco isolamento com uma grande sensibilidade para poder caçar com eficácia.

As almofadas das patinhas são carregadas com receptores de toque que permitem ao gato avaliar a textura, localização e vivacidade de sua presa. Outro efeito da sensibilidade que os bichanos têm ao tocar com as patas é que eles podem detectar muito rapidamente o quão quente ou fria está uma superfície.

Outro detalhe é que as almofadas não estão preparadas para suportar longas caminhadas, sendo os felinos animais não nômades.

Andam nas pontas dos dedos

O gato é um animal digitígrado, o que significa que, em vez de andar sobre os calcanhares e as solas dos pés, como nós fazemos, ele anda apenas nas pontas dos dedos. O pequeno tamanho e a maciez de suas patas permitem que ele se mova facilmente em todos os tipos de terreno.

Rastro para se comunicar

Os gatos possuem glândulas escondidas entre as almofadas das patas que secretam uma substância que só os felinos podem detectar. Quando seu gato arranha uma superfície como um arranhador, uma árvore ou até mesmo o sofá da sala, ele deposita ali um pouco de seu odor, para deixar uma mensagem para outros gatos. Algo como: “Ei, bichanos, eu estive aqui!!

Função higiênica e social

Os gatos usam as patas para se arrumar, usando as dianteiras para lavar o rosto e as orelhas. Eles também usam as patas durante as brincadeiras e, além disso, podem testar as reações de outros bichanos com uma pata, posicionando uma pata dianteira na frente da outra e, às vezes, até tocando o outro indivíduo com ela para avaliar sua reação.

Suam pelas patas

Se você já levou um gato nervoso ao veterinário e viu pequenas marcas de patas na mesa onde o veterinário o examina, saiba que isso é suor do seu felino. Quando um gato transpira, seja por nervosismo ou calor excessivo, as almofadas de suas patas ficam úmidas por esse motivo. As glândulas sudoríparas nas almofadas não só ajudam a manter a temperatura corporal equilibrada, como também entram em ação quando estão muito estressados.

Patas traseiras mais longas

As patas traseiras são mais longas do que as dianteiras. Essa característica lhes permite saltar grandes alturas, permanecer agachados por longos períodos de tempo para passar despercebidos e serem capazes de se alongar da maneira característica, tanto dos pequenos gatos domésticos quanto dos grandes felinos.

Felinos são exigentes demais em ter as patas limpas. Se notarem sujeira, eles limpam imediatamente

Unhas de queratina

As unhas dos gatos são compostas de queratina, que é a mesma proteína que forma nossas unhas e cabelos. Da mesma forma, todos os felinos, com exceção da chita ou guepardo (Acinonyx jubatus), têm um arranjo especial dos músculos e tendões dos dedos, o que lhes permite esconder as unhas quando não são necessárias para protegê-las.

Pelos táteis ou vibrissas

As pernas dos gatos têm pelos táteis – ou vibrissas – nas costas que permitem que eles se movam detectando a localização de objetos, mesmo no escuro. Além disso, esses pelos táteis também permitem detectar correntes de ar que os alertam, entre outras coisas, se uma ameaça está se aproximando.

Devem estar sempre limpas

Os felinos são muito exigentes em ter as patas limpas, pois é essencial para se moverem rapidamente e escalar. Se notarem algo pegajoso ou sujo, eles limpam imediatamente.

Por MB.