Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Perigos domésticos para os gatos

Uma máquina de lavar roupa cheia é especialmente tentadora para os bichanos. Fotos: Canvas

Gatos são animais muito curiosos e não resistem em explorar cada elemento da casa. Se você deixar algo cair, provavelmente ele irá conferir do que se trata. Felizmente, os bichanos são mais exigentes e cautelosos do que os cães quanto as coisas que engolem. Mas, isso não significa que eles não vão mastigar algo perigoso, como um fio elétrico ou uma planta tóxica.

Em geral, o tutor precisa manter fora do alcance do felino de estimação todo e qualquer objeto que represente perigo. De elásticos a produtos de limpeza, há riscos à espreita por todos os cantos, por isso é preciso ficar atento. E se você acha que seu pet engoliu algo suspeito, não hesite em levá-lo ao veterinário.

A seguir, confira alguns perigos domésticos comuns e o que você pode fazer para manter seu gatinho seguro.

Uva, cebola, alho, chocolate e outros alimentos que os humanos consomem são tóxicos para os gatos

ALIMENTOS À MESA

Muitos tutores já sabem dos perigos do chocolate para os animais, pois ele possui a substância teobromia, que causa intoxicação, levando a vômito, diarreia e até a morte. Mas existem outros alimentos perigosos para os gatos. Uvas, uva-passa, cebola e alho podem deixar seu gato doente. Portanto, se uma uva cair no chão, por exemplo, é melhor pegá-la em vez de deixar seu gato brincar com ela e correr o risco de a engolir. As sementes têm uma substância que é tóxica, podendo levar a problemas renais.

OSSOS DE CARNE

Ossos de carne (de boi, carne ou frango) podem parecer uma iguaria para os gatos. Se o bichano se deparar com um pedaço de osso no chão da cozinha, certamente se sentirá tentado a mordiscá-lo. Mas ossos podem ficar presos na boca, garganta ou intestinos do felino (e dos cães também). Em caso de ingestão, o gato poderá ficar muito doente e até necessitar de hospitalização ou mesmo de cirurgia.

ELÁSTICOS

Elásticos podem parecer brinquedos divertidos para gatos, mas podem causar sérios danos ao intestino se ingeridos.

PLANTAS TÓXICAS

As plantas e flores embelezam um jardim ou outros cômodos de uma casa. Mas muitas espécies são tóxicas para os gatos. Felinos curiosos gostam de cheirar e mastigar folhas e aí é que está o perigo. No caso da samambaia, por exemplo, tão comum nos lares, a ingestão pode levar à irritação do trato urinário, com presença de sangue na urina do gato. Já a violeta, com suas flores tão delicadas, se ingerida pelo bichano pode causar gastrite, diarreia, vômito e problemas respiratórios, assim como o lírio e a azaleia. Então, antes de trazer uma planta ou um vaso de flores para casa, faça sua própria pesquisa para garantir que seu gato não tenha riscos.

Leia mais: Plantas tóxicas para animais: confira se seu jardim é seguro para os pets

Os fios e os cabos elétricos representam um perigo para os bichanos

FIOS E CABOS ELÉTRICOS

Os fios e cabos elétricos são um perigo em todos os cômodos da casa – para pets e crianças. Gatos, tanto adultos como os filhotes, acham irresistíveis especialmente para mastigar. Olha o perigo aí! Os gatos podem ser eletrocutados se roerem ou mastigarem o revestimento protetor externo enquanto o aparelho eletrônico está conectado. Use protetores de cabos para proteger os cabos de alimentação ou guarde todos os fios e cabos soltos para torná-los menos atrativos para o seu gato.

FIO DENTAL E PRENDEDORES DE CABELO

O banheiro abriga muitos perigos para os gatos. Assim como os elásticos, o fio dental e os prendedores de cabelo podem causar obstruções intestinais se engolidos.

MEDICAMENTOS

Muitos medicamentos comuns de uso humano são perigosos para os gatos (e os cães também). O acetaminofeno e o ibuprofeno são altamente tóxicos para os animais. Suplementos para perda de peso geralmente contêm altos níveis de cafeína e compostos relacionados que podem causar convulsões, problemas cardíacos e dificuldade para respirar. Outras substâncias perigosas são: ácido acetil salicílico (Aspirina), paracetamol, piroxican, diclofenaco sódico, diclofenaco potássico e piridium, entre outros.

Em geral, todos os medicamentos e suplementos devem ser armazenados em armários ou gavetas. Doses de medicamentos de uso humano podem causar sérios danos ao gato e até causar a morte do bichinho. Se você acha que seu pet ingeriu algo do armário de remédios, leve-o imediatamente ao veterinário e o frasco suspeito.

PRODUTOS DE LIMPEZA

Os produtos de limpeza concentrados podem ser perigosos para os gatos. Amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio, potássio e trietanolamina são algumas das substâncias altamente tóxicas para os animais. Certifique-se, portanto, de guardar em armários qualquer produto de limpeza. Se possível, mantenha os gatos longe da superfície que você aplicou o produto até ele secar. Se o seu gato correr pelo chão, balcão ou qualquer que seja a superfície enquanto você limpa, limpe as patas dele (lembre-se que ele tem o costume de lambê-las).

De um modo geral, produtos de higiene com cheiro muito forte podem causar alergia nos cães e nos gatos, especialmente em animais com alguma síndrome respiratória. Outros podem ser corrosivos e provocar queimaduras, como os ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico.

MÁQUINA DE LAVAR E SECAR

Os gatos adoram aconchegar-se em buracos. Por isso, uma máquina de lavar roupa cheia é especialmente tentadora para os bichanos. Assim como a máquina de secar.

Por isso, verifique sempre se não tem um peludo dentro da máquina de lavar ou de secar antes de ligar o eletrodoméstico. Pois é muito fácil não perceber que o gato se misturou na roupa dentro da máquina. Fique muito atento!

Outras medidas que você pode tomar para manter seu gatinho em segurança

Nunca deixe o seu gato brincar com carretel de linha de costura sem supervisão. Os gatos excitam-se facilmente e, por isso, no meio da brincadeira, podem enrolar a linha no pescoço e se asfixiarem.

O ferro de passar, após o uso, deve ficar em um local que o seu gato não alcance. Desse modo, evita-se o risco de queimaduras.

Os gatos com mais apetite vão muitas vezes vasculhar a lixeira à procura de comida. Assim, para evitar que o seu gato não coma comida estragada ou tóxica, feche bem a tampa da lixeira.

Há também gatos que gostam de comer o plástico filme com o qual embrulhamos comida. Se for o caso do seu gato, não deixe rolos de plástico filme, sacos de plástico ou restos de película ao alcance do bichano.

Na cozinha, o forno quentinho pode pareça o lugar ideal para seu gato se acomodar, mas é um local muito perigoso onde ele se pode asfixiar. Por isso, nunca deixe a porta do forno aberta e verifique sempre se o gatinho não está ali dentro antes de fechar a porta.