Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Pônei: fofo, dócil e um pet adorável!

Este equino que possui, em média, 1,40 de altura e tem em sua origem um passado todo de trabalho.
Fotos: Canva

O pônei dispensa apresentações: é o cavalinho fofo que desperta fascínio em crianças e adultos, com sua longa crina e aparência delicada. Este equino que possui, em média, 1,40 de altura, tem em sua origem um passado todo de trabalho. Mas ele também pode ser um adorável animal de companhia e até criado em casa – claro, desde que tenha uma grande área ao ar livre para acomodá-lo.

Muito graciosos e dóceis, os pôneis sempre foram facilmente domesticados e destinados às mais variadas tarefas, graças às suas raras qualidades, como rusticidade, coragem e muita força muscular. Apesar do tamanho miniatura, eles são tão resistentes quanto os cavalos e têm o mesmo tempo médio de vida, de 25 a 30 anos.

Os pôneis são muito utilizados em esportes hípicos e terapias, mas quase sempre para servir às crianças

Pets da realeza no passado

Existem mais de 100 raças criadas em todo o mundo, sendo que as mais tradicionais se encontram na Europa. Em séculos passados, os pôneis eram tradicionalmente animais de estimação de crianças da realeza e também usados para transporte de cargas. Hoje em dia, os pôneis são muito utilizados para outras finalidades como montaria, puxar mini charretes, saltos ou esportes hípicos, terapias, mas quase sempre para servir às crianças. Apesar da resistência, adultos não devem cavalgá-lo.

De fácil criação, este pequeno equino pode ser uma excelente opção de animal de estimação, desde que o espaço seja grande o suficiente para o bichinho se exercitar e se abrigar com conforto. Eles devem ser soltos em casas com áreas grandes, nos pastos e campos ou em baias. Chácaras, haras e sítios, por exemplo, são locais ideais.

O pônei é um animal rústico que come pouco e também se alimenta de pasto

Animal rústico

O pônei não exige cuidados especiais, nem grandes gastos mensais, porque é um animal rústico que come pouco e também se alimenta de pasto. O animal adulto chega a pesar 100 kg e por dia, ele come 1 kg de ração, que deve complementar o pasto com capim, além de sal mineral e cerca de 2 kg de feno de alfafa.
Entre outros cuidados básicos, deve-se manter disponível água limpa, sal mineral, além de vaciná-lo anualmente e vermifugá-lo a cada três meses.

Já quanto à higiene, os pelos devem ser tratados com produtos específicos com banhos e escovação diária. A crina precisa ser aparada periodicamente e as orelhas, higienizadas. Deve-se ainda ficar sempre atento aos parasitas, como carrapatos, e à manutenção da ferradura. As patas devem ser limpas todos os dias.

Um pônei custa, em média, de R$ 1,5 mil até R$ 7 mil, mas para quem não pode ter um, uma opção é visitar lugares que oferecem interação com o animal e também alugam pôneis para passeios ou outras atividades equestres, como fazendinhas, ranchos e haras.