Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Por que os cães amam morder chinelos?

Além da textura atraente, os chinelos têm um bônus adicional: o cheiro do tutor. Fotos: Canva.com

Cães arteiros, principalmente os filhotes, amam morder chinelos. Não dá para negar que é muito divertido ver esses peludinhos correndo pela casa com os chinelos do tutor ou de algum outro membro da família na boca. E se começar uma perseguição (eles anseiam por isso!), aí mesmo é que o jogo de pega-pega começa. Para eles, é como se carregassem um troféu: “Perdeu, humano. Esses chinelos são meus!”

Mas o que será que chinelos têm de tão atrativo para os cães? Seria o chulé? Eles cheiram, se deitam sobre esses calçados e, sem perder tempo, os mastigam. Bem, a verdade é que pegar chinelos faz parte do crescimento de um filhote. De acordo com o veterinário Ernani de Castilho, mastigar é um comportamento comum nos cachorros e, no caso dos filhotes, eles estão em um processo de dentição e, assim como os bebês humanos, precisam de algo para morder para aliviar o desconforto.

Além disso, a textura e a consistência desses calçados são atraentes, especialmente se os chinelos são feitos de um material flexível, como borracha ou couro. E mais um bônus adicional: eles têm o cheiro do tutor. Fora que são tão acessíveis, estão logo ali no chão. Pense: a maioria de nós deixa os chinelos onde quer que os tire, seja ao lado da cama, no corredor, perto da porta… Não há como os peludos não se interessarem em agarrá-los e destruí-los ou simplesmente deitar-se sobre eles, afinal, o material é tão macio.

É algo fofo de ver, mas é importante não incentivar esse comportamento de pegar chinelos, ou ele se tornará um hábito fora de controle. A melhor maneira de impedir que isso aconteça é fornecer brinquedos seguros para os pequenos mastigarem e gastarem energia à vontade.

Para impedir que a destruição de chinelos se torne hábito é importante fornecer brinquedos mastigáveis

Mas se o cão cresce o comportamento de destruir chinelos continua?

Quando o filhote cresce e o comportamento de pegar chinelos e destruí-los continua, pode ser que o animal esteja experimentando algum tipo de ansiedade ou estresse.

“Quando os cães se sentem estressados ou sentem falta de algum estímulo, principalmente quando são deixados sozinhos por muito tempo em casa, eles podem desenvolver comportamentos destrutivos para se acalmarem e satisfazerem a vontade de fazer algo. Os cachorros quando ficam sozinhos precisam de brinquedos e distrações mastigáveis. Se o tutor não forneceu nada, chinelos e outros objetos podem ser o alvo ideal para preencher essa lacuna. Pode ser um dia longo e muito entediante para um cão sem estimulação e solitário”, diz Ernani.

Nunca castigue seu cão por mastigar um item inadequado. Afinal, pode haver várias razões para isso.

Portanto, se a mastigação de chinelos e outros objetos se tornar um hábito compulsivo, procure a ajuda de um veterinário comportamentalista ou de um treinador. Passar mais tempo com seu cachorro e manter uma rotina de atividades com exercícios e jogos são sempre essenciais para o bem-estar de seu pet.

Por MB