Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Por que os gatos arranham e como evitar

Arranhar é um comportamento natural e necessário dos felinos. Fotos: Canva.com

Quando os gatos arranham móveis, tapetes ou qualquer outra superfície da casa eles não fazem isso para irritar ou chamar a atenção dos tutores. Na verdade, trata-se de um comportamento natural dos bichanos, pois é o exercício necessário para eles afiarem as unhas e alongarem os músculos das patas.

Espalhar arranhões visíveis também é uma forma de marcar território com o cheiro de suas glândulas secretoras de feromônios – um método utilizado por muitas espécies felinas, incluindo o leão e o tigre. Na natureza, eles também precisam das garras afiadas para escalar, caçar e se proteger.

Outra razão é que arranhar indica felicidade. Os gatos arranham para mostrar excitação. Eles fazem muito isso quando acordam e também quando seu tutor chega em casa após um dia de trabalho.

Portanto, se você ama gatos (e tem apego ao seu sofá), aceite essa verdade: eles fazem isso várias vezes ao dia, então é preciso compreender que arranhar é, de fato, algo natural. O que você precisa é aprender a lidar com esse comportamento e fazer com isso aconteça nos locais certo.

O arranhador ou poste ideal deve ser feito de material natural, como corda ou sisal

Como evitar arranhões?

Forneça superfícies atraentes para seu bichano arranhar. Como dissemos, este é um comportamento natural e o animal não deve ser castigado. Direcione esse ato para objetos específicos, como um arranhador para gatos (à venda nas pet shops). Além de desestressar e alongar o pet, arranhadores e postes verticais ainda afiam as garras.

O arranhador ou poste ideal deve ser feito de materiais naturais, como corda ou sisal, e alto o suficiente para que o animal fique de pé e se estique confortavelmente. Há modelos de vários andares e que incluem tocas e brinquedos. Mas há ainda os arranhadores e postes verticais feitos de tecido, que lembram carpete, e também os de papelão. Teste diferentes materiais e designs para ver qual deles vai agradar em cheio seu gato e, ainda por cima, fazê-lo se divertir.

É importante também escolher o lugar mais adequado para colocar o acessório. Se possível, tenha mais de um na casa. O ideal é que o felino tenha um arranhador no local onde ele costuma descansar (perto da caminha, por exemplo) e outro em uma área mais distante e que ele goste, como na varanda ou no corredor. Se o seu gato tiver como alvo preferido o sofá da sala, experimente colocar o arranhador a 1,5 metro de distância desse móvel.

Colocar catnip no arranhador também é uma boa maneira de atrair o felino até o acessório.

Além de desestressar e alongar o pet, arranhadores e postes verticais ainda afiam as garras

O que fazer se o seu gato insiste em arranhar os móveis

Se apesar de tudo o seu bichano de estimação continua arranhando os móveis ou qualquer outro lugar indesejado, existem alguns truques que podem ajudar a inibi-lo.

Forre o objeto alvo/móvel com um material que incomode o felino: folhas de plástico, papel alumínio ou plástico filme. Ao mesmo tempo, mantenha o arranhador ali por perto. Quando o gato for arranhar o móvel, ele verá que não é atraente e perceberá que o arranhador é a melhor opção.

Outra dica é cobrir o sofá com uma capa plástica. Gatos costumam não gostar do cheiro nem da sensação desse material.

Felinos também são sensíveis a cheiros fortes. Você pode borrifar o alvo dos arranhões utilizando repelentes caseiros e naturais, como os de cascas de frutas cítricas, que afastam o animal por causa do odor. Consulte o veterinário caso queira usar um spray educador para felinos.

Não se esqueça de manter as unhas do seu gato aparadas, aumente o tempo de brincadeiras e ofereça itens para ele se divertir, como bolinhas, ratinhos de tecido e etc. Além de todos os motivos já mencionados, os gatos também arranham por excesso de energia. Isso significa que você pode evitar os arranhões indesejados brincando mais com seu peludo.

Por MB.