Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Quais frutas os cães podem comer?

A melancia pode ser um bom lanche para refrescar seu cão em dias mais quentes. Fotos: Canva.com

Que tal incrementar o cardápio do seu animal de estimação com frutas? O fato de os cães poderem comer mais do que carne e guloseimas é ignorado por muitos tutores. No entanto, frutas podem ser muito benéficas, embora haja algumas exceções. Ricas em vitaminas, sais minerais e carboidratos, elas complementam a alimentação e ajudam a regularizar o intestino dos peludos.

“A maioria das frutas podem ser consumidas pelos pets e servidas como petiscos adicionais em pequenas quantidades. Ao contrário de muitos petiscos industrializados, as frutas trazem benefícios”, comenta o veterinário Ernani de Castilho.

É importante fornecer aos cães frutas variadas para que absorvam os nutrientes de cada uma delas. Porém, eles não podem desfrutar de todas elas como os humanos, já que algumas podem ser tóxicas para o organismo desses animais. Por isso é importante saber quais guloseimas naturais dar ao seu pet para ele saborear sem comprometer a saúde.

Dê meia banana para cães grandes e algumas fatias finas e pequenas para os de porte pequeno

FRUTAS QUE VOCÊ PODE DAR AO SEU CÃO, COMO SERVIR E SEUS BENEFÍCIOS:

BANANA. Rica em fibras solúveis, auxilia o sistema imunológico, a função intestinal e o fortalecimento muscular, contribuindo para manter o organismo do pet saudável de modo geral.
Como servir: Sem casca e em pequena quantidade (1/2 banana para cães maiores e 1 a 2 fatias finas para cães pequenos).

MAÇÃ. Rica em potássio, fibras e compostos antioxidantes, favorece a função intestinal e regula a glicemia dos pets.
Como servir: Ofereça com casca e em cubinhos, em pequena quantidade (1 ou 2 fatias). Retire as sementes e a haste, pois elas liberam ácido cianídrico, que é um composto tóxico aos cães.

PERA. Rica em fibra e vitaminas A, C, B e minerais. Favorece o trânsito intestinal, auxilia a saúde dos tecidos conjuntivos e ajuda a manter a imunidade alta dos cães de todas as idades.
Como servir: Com casca e em quantidade moderada (no máximo 3 fatias).

MORANGO. É uma das frutas mais ricas em antioxidantes, por isso é bom para a saúde da pele e a prevenção da oxidação celular.
Como servir: 2 a 4 morangos, dependendo do tamanho do seu cão.

MANGA. Rica em vitaminas e fibras. Contribui para o funcionamento do intestino, diminui o risco de doenças degenerativas, previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter os tecidos conjuntivos saudáveis.
Como servir: Sem casca e sem caroço.

KIWI. Fonte de antioxidantes, auxilia o fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos e ajuda o sistema imunológico a se manter forte.
Como servir: Sem casca e em pequenas quantidades (1 a 3 fatias finas).

GOIABA. Rica em fibras, principalmente na casca. Possui substâncias que protegem os peludos contra o câncer e é uma forte aliada contra o envelhecimento precoce.
Como servir: Em pequena quantidade (1 a 2 fatias), com ou sem casca.

Retire as sementes e a haste da maçã, pois elas liberam ácido cianídrico, que é tóxico aos cães

MELANCIA: Doce e refrescante, é composta por 90% de água, vitaminas A, C, B6, potássio e fibras. Por isso pode ser um bom lanche para refrescar o seu cão em um dia muito quente. Não se esqueça de tirar as sementes, pois são tóxicas aos cães.
Como servir: 2 a 6 cubos sem sementes e sem casca.

MELÃO: Também constituída principalmente de água e rica em nutrientes, a fruta ajuda a manter o organismo do pet bem hidratado.
Como servir: Meia fatia fina ou uma fatia fina para cães maiores.

AMORA. Rica em antioxidantes, vitamina C e fibras. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares em seu cão e a manter a imunidade do organismo.
Como servir: 2 a 6 amoras.

E quais frutas os cães NÃO devem comer?

Entre as frutas proibidas para os cães, é importante que você saiba o seguinte:

Abacate: Muito calórica, pode causar distúrbios gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Também contém uma toxina chamada persina – mas a maior parte dela está nas folhas, na casca e no caroço da fruta. Nunca deixe seu cão comer essas partes, que também podem apresentar risco de asfixia ou causar bloqueio intestinal.

Cerejas: Podem conter cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular.

Frutas cítricas (abacaxi, laranja, limão, tangerina): Podem irritar o estômago devido à acidez. Laranjas até são aceitáveis (sem casca, fiapos, miolo e sementes), mas em quantidades bem pequenas.

Uvas ou passas. Tem compostos tóxicos para os animais. Os sinais de toxicidade podem incluir perda de apetite, letargia, vômitos e/ou diarreia, dor abdominal, desidratação, aumento da sede, aumento ou diminuição da produção de urina e insuficiência renal.

Por MB.