Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Quando os rins não funcionam bem

Se o animal sofre de algum problema renal, todo o seu organismo será afetado. Fotos: Canva.com

Órgãos excretores, os rins se situam sob os músculos lombares dos cães, na cavidade abdominal. O rim esquerdo está um pouco mais para trás que o rim direito. A função de ambos é purificar os resíduos e regular os fluidos e minerais do corpo (ureia, sais minerais, água e etc.) – e a eliminação desses compostos se dá pela urina. Portanto, se o animal sofre de algum problema renal, todo o seu organismo será afetado, podendo ter consequências sérias e causar doenças graves no pet. Sua disfunção é frequente no cachorro idoso.

As doenças renais em animais adultos podem ser causadas por doenças infecciosas, toxinas ou alterações do sistema imunológico. Alguns animais sequer apresentam sintomas, até que 75% das células renais estejam prejudicadas.

Insuficiência renal em cães

A insuficiência renal é a incapacidade dos rins de desempenhar suas funções normais. Pode ser aguda (quando a deterioração dessas funções são rápidas) ou crônica (a patologia ocorre de forma progressiva) e ocorrer em qualquer idade – mas principalmente nos animais de idade mais avançada.

Quando aguda, a insuficiência renal pode surgir como resultado de infecção, problema cardíaco, envenenamento, entre outras causas. Já a insuficiência renal crônica pode ter diferentes origens: um defeito renal, insuficiência renal aguda não tratada, parasitas ou doenças que afetam o sistema imunológico.

Há ainda as doenças renais congênitas, ou seja, quando o animal nasce com uma alteração nos rins.

Sintomas gerais da insuficiência renal nos cães

– O animal urina com mais frequência
– Alteração no consumo de água
– Vômitos e diarreia
– Desidratação
– Perda de peso

– Fadiga
– Más condições da pelagem
– Hálito cheia a amônia

O animal se recusar a comer é um dos sintomas da insuficiência renal

A gravidade da insuficiência renal se deve ao fato de ter consequências permanentes. No entanto, cães com doença renal podem viver anos com um bom tratamento e acompanhamento veterinário sendo feito por um especialista em urologia ou nefrologia.

Como de formam os cálculos ou ‘pedras’ nos rins

Os cálculos, popularmente chamados “pedras”, são acúmulos de minerais na urina que por diversos motivos (alimentação, diminuição do consumo de água, alterações no pH da urina, infecções e etc.) podem se unir em formatos de diversos tamanhos. Embora as “pedras” ou cálculos sejam mais comuns na bexiga urinária, elas também podem ser encontradas nos rins.

Principais sintomas:

Dor
– Incontinência
– Dificuldade ou incapacidade de urinar
– Sangue na urina
– Letargia
– Febre

Caso o animal apresente algum sintoma, é preciso levá-lo ao médico veterinário com urgência, pois se os cálculos não forem localizados, controlados e até mesmo retirados, podem causar perfurações, obstruções e insuficiência renal.

Tratamento de doenças renais

Todas as doenças renais são tratadas com medicamentos específicos e após serem identificadas por meio de exames específicos. O recomendável é que seja realizado um check-up anual no animal para que possam ser identificadas as alterações de forma precoce e aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Se diagnosticada a insuficiência renal, o médico veterinário precisa identificar o estágio da  doença e a partir daí definir o melhor tratamento (em geral fluidoterapia constante, alimentação específica para pacientes renais e medicações).

Em casa, além de administrar os medicamentos e a dieta prescrita pelo veterinário, é importante que o pet tenha livre acesso à água fresca o dia todo para evitar a desidratação. Estresse, esforços excessivos e mudanças bruscas de temperatura devem ser evitados.