Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Quanto tempo um gato pode ficar sozinho em casa?

Um gato adulto e saudável pode ficar até 48 horas sozinho em casa. Fotos: Canvas

Essa é uma dúvida muito recorrente, principalmente quando o tutor planeja um novo turno de trabalho fora de casa, em dar uma escapadinha de final de semana para relaxar ou tirar férias. Mas e o gato de estimação?

A verdade é que os gatos não são animais tão independentes como muitos pensam, nem requerem menos cuidados e atenção do que os cães. E sim, eles também podem sofrer de ansiedade de separação quando os deixamos muito tempo sozinhos, assim como seus companheiros caninos. Então, o que você precisa fazer quando precisar sair de casa?

Idade do gato deve ser levada em consideração

A idade do pet é o primeiro ponto a ser considerado, já que filhotes e idosos requerem mais atenção. Nos primeiros dois meses de vida, tente não deixá-lo sozinho por mais de uma hora, sem qualquer supervisão. Já a partir dos seis meses, um gatinho pode ficar até oito horas só sem problemas.

Um gato adulto e saudável, segundo especialistas, pode ficar sozinho em uma casa ou apartamento, sem supervisão, por 24 horas até 48 horas, desde que você forneça os recursos certos: alimento, água, bandeja sanitária e algum entretenimento para distraí-lo.

Se pretende ficar mais de dois dias fora, peça a um vizinho, familiar ou contrate os serviços de uma pet sitter (cuidador) para que visite sua casa, ao menos uma vez a cada 24 horas, para dar alimento, água fresca e limpar a bandeja de areia sanitária do bichano. É melhor contar com essa ajuda do que com hotéis para animais, pois no caso dos gatos, eles não gostam de ser retirados do ambiente com o qual estão familiarizados e muitos ficam estressados.

Peça ajuda de um vizinho ou contrate um cuidador para visitar o pet pelo menos uma vez ao dia

Além disso, o ideal é que esse cuidador ou cuidadora coloque comida para o bichano de estimação nos mesmos horários que o tutor costuma fazer, para não quebrar a rotina do pet. E, se possível, que essa pessoa dedique alguns minutos para dar atenção e interagir com o bichinho. Brincar um pouco e lhe fazer uns carinhos, por exemplo.

Também é importante fornecer estímulos para o animal se manter estimulado e ativo, como brinquedos recheados com catnip (erva do gato), arranhadores e etc. Dica de diversão: deixa caixas de papelão pela casa (eles amam!) com bolinhas de papel dentro e, se possível, coloque um pouco de catnip.

O que acontece se o gato ficar muito tempo só?

Como dissemos, os gatos adultos e saudáveis podem ficar até 48 horas sozinhos em casa. Mas é desaconselhável deixá-los sem qualquer presença humana por um maior período. Eles podem ficar muito estressados e ansiosos. Por consequência, até parar de comer e beber água, ficando mais suscetíveis a apresentar doenças como a lipidose hepática (fígado sobrecarregado de gordura) e diversos problemas renais e urinários.

Diante disso, lembre-se também que os gatos se entediam rapidamente se não tiverem estímulos suficientes para se manterem ocupados e ativos.

Deixe uma caixa de papelão para ele brincar

Além disso, eles podem desenvolver problemas graves de comportamento (ex: fazer as necessidades fora da bandeja, derramar água e comida, rasgar objetos como almofadas, cortinas e roupas, etc.), principalmente se o tutor não sabe quanto tempo um gato pode ficar sozinho ou não respeita o limite do pet. Por isso, se o período de ausência for além de 48 horas é importante garantir alguma companhia para o animalzinho. E além disso, que essa pessoa tenha algum conhecimento e preparo para agir em momentos de emergência.

Então, reforçando: um gatinho feliz e saudável não terá problemas se for deixado sozinho por um tempo. Desde, é claro, que lhe sejam oferecidos os recursos necessários para seu bem-estar.

MB com supervisão do veterinário Ernani de Castilho.