Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba como os peixes dormem

Os peixes dormem, mas não fecham os olhos, já que não possuem pálpebras. Fotos: Canvas

Dormir faz bem para o corpo, nos deixa mais produtivos e felizes. Mais do que isso: dormir é uma necessidade vital. Inclusive para os animais, até mesmo as espécies aquáticas. Embora os peixes não durmam da maneira convencional que pensamos – eles não fecham os olhos porque não têm pálpebras, por exemplo.

A maioria das espécies de peixes entra em um estado de descanso, no qual permanecem paradas e experimentam taxas de respiração e metabólica reduzidas, bem como menor atividade cerebral. Essa diminuição na atividade física os ajuda a recuperar energia. No entanto, por mais que estejam descansando, os peixes estão sempre alertas ao perigo de serem atacados.

Estudos científicos já monitoraram a atividade cerebral e corporal nos peixes, e identificaram o sono de ondas lentas e o sono paradoxal (que é o sono profundo), assim como mamíferos, aves e répteis. A única diferença foi que, durante o sono paradoxal, eles não exibiram o Movimento Rápido dos Olhos (REM, na sigla em inglês) como humanos e outros animais – como já mencionamos, os peixes não têm pálpebras. Aliás, essas dobras finas de pele e músculo que cobrem e protegem os olhos são uma adaptação evolutiva dos animais terrestres, a fim de proteger o órgão da visão do ressecamento.

O peixe-palhaço dorme e se protege dos predadores ficando no meio dos tentáculos das anêmonas

Cada peixe com sua técnica

Assim como os humanos, os peixes também gostam de dormir em lugares escuros. Mas nem todos têm as mesmas estratégias para descansar e, ao mesmo tempo, se defender de predadores.

Alguns se deitam no fundo ou até se enterram na areia, outros se escondem em cavernas ou sob grutas. Há ainda espécies que colocam uma de suas nadadeiras no fundo do mar como âncora para não serem arrastadas pelas correntes oceânicas. E outros que, enquanto descansam, emitem ruídos estranhos para afugentar possíveis ameaças.

Há também peixes que pairam ou flutuam imóveis perto da superfície e há os que se aninham em plantas, pedaços de tronco, corais ou outros objetos. Outra técnica curiosa de repouso de certas espécies é a de descer ao fundo do mar e subir de vez em quando para respirar sem acordar, graças à bexiga natatória – órgão que funciona como uma boia.

Mesmo em estado de repouso, os tubarões continuam se movendo

O repouso dos tubarões

Enquanto a maioria dos peixes permanece imóvel quando está dormindo, no caso dos tubarões, o repouso é bem diferente, já que eles não têm bexiga natatória. Esse fato os impede de subir e descer para respirar, forçando os tubarões a continuar se movendo, mesmo em estado de repouso, com a boca e guelras abertas para captar o máximo de oxigênio com o menor esforço.

Horários de sono

Os cientistas acreditam que a maioria dos peixes tem horários regulares de sono, assim como humanos e outros animais. Dependendo de sua natureza, eles vão dormir em um momento ou outro do dia.

A maioria dos peixes de aquário são diurnos, o que significa que eles se movem durante o dia e descansam à noite. No entanto, algumas espécies são noturnas e passam horas do dia dormindo em uma caverna ou fenda.

A garoupa ou cherne, por exemplo, é um peixe noturno de oceanos tropicais, que vive sempre no mesmo esconderijo. Por isso é um peixe territorial, que costuma se esconder em grutas ou cavernas a profundidades de até 20 metros. Esta espécie dorme o dia todo e à noite é mais ativa, embora não saia da toca nem para se alimentar.

Os cientistas também descobriram que muitos peixes não dormem quando cuidam de sua cria, e que alguns peixes, como a tilápia, não começam a dormir até terem de 5 a 6 meses de idade. Além disso, peixes selvagens não dormem quando estão migrando. Finalmente, pesquisas sugerem que peixes cegos de cavernas não dormem, possivelmente porque estão constantemente no escuro e realmente não sabem quando é dia ou noite.

Para ter certeza que seus peixinhos de aquário estão dormindo, observe os sinais:

-Eles permanecem parados por períodos de tempo.
-Ficam deitados no fundo ou em um objeto no aquário.
-Eles não reagem às coisas que estão acontecendo ao seu redor.
-Exibem esse comportamento na mesma hora todos os dias, geralmente quando a luz do aquário é desligada.

Por fim, é necessário evitar perturbar os peixinhos enquanto descansam, pois isso pode causar problemas de saúde, em especial do sistema nervoso. Mexer em um aquário quando os peixes estão em repouso pode causar estresse e até levá-los à morte.

A maneira mais fácil de garantir que seus peixes ornamentais estejam dormindo o suficiente é colocar a luz do aquário em um temporizador, proporcionando uma rotina diária e noturna consistente. A decoração do recinto também é uma ajuda importante para o repouso dos peixes. Por isso não deixe de incluir plantas e enfeites como grutas, tocas, troncos ocos, rochas e pedras para que sirvam de abrigo enquanto descansam.

Texto sob supervisão do biólogo Maurício Terra Júnior.