No mundo pet, os porquinhos-da-Índia (Cavia porcellus) – também chamados cuy, cobaia e guinea pig – se destacam entre os animais de estimação mais queridos e populares. Esses pequenos mamíferos roedores, originários dos Andes, na América do Sul, têm uma aparência cativante. O corpinho é atarracado, com pernas e cauda curtas, além de uma pelagem macia que, dependendo de suas variações, pode ser curta ou longa.
São bichinhos relativamente fáceis de cuidar, muito dóceis, têm personalidades divertidas e adoram interagir com seus tutores, o que torna uma alegria tê-los por perto.
Mas há muitas curiosidades a respeito do comportamento desses roedores, que também são bastante tímidos e assustados. Eles são, por exemplo, animais muito vocais. O som mais comum é um guincho prolongado característico: ‘cuí, cuí, cuííííííi’. E é com muitos ruídos – e pulinhos – que eles gostam de chamar a atenção do tutor.
Cuidados fundamentais para uma vida saudável
Para que se sintam confortáveis e felizes, eles precisam de gaiolas espaçosas, com muitas tocas, casinhas, túneis e redes para que se sintam protegidos. E, de preferência, procure mantê-los em grupo, pois eles são muito sociáveis e adoram a companhia de outros porquinhos. Além disso, a dieta diária é outro cuidado fundamental. Como seus dentes nunca param de crescem, precisam ser desgastados. Por isso a alimentação deve ser rica em fibras, feno fresco e ser bastante variada.
Além da ração específica para a espécie, precisa ser composta por vegetais, frutas e legumes. Tudo servido em pequenas porções, várias vezes ao dia. Com exceção do feno, que deve ficar disponível no recinto em tempo integral. Pois além de ajudar a desgastar os dentes, serve como recreação.
Como saber se meu porquinho-da-Índia está feliz?
Nós, humanos, sempre buscamos a felicidade. E, quando temos animais de estimação, também nos preocupamos com o sentimento deles, não é mesmo? Por isso, é comum um tutor de porquinho-da-Índia se perguntar: “Será que meu pequeno grande amigo está feliz?”
O porquinho-da-Índia é um animal que demonstra constantemente suas emoções. Algo que podemos verificar não só pelo seu comportamento, mas também pelos sons que emitem. Então, se você se preocupa com a alegria e o bem-estar de seu roedor de estimação, a seguir damos alguns sinais para você identificar se ele está feliz.
SINAIS DE FELICIDADE
Ativos
Um porquinho ativo indica que ele está se sentindo muito feliz. Se os seus porquinhos-da-Índia vierem cumprimentar você, correrem, ficarem animados, isso significa que eles estão com muita energia e, portanto, felizes. É normal que os porquinhos tenham uma natureza calma, mas se o seu guinea pig estiver constantemente lento, pouco se movimentando na gaiola, isso pode ser um problema.
Pipocando
O comportamento “pipocando” (popcorn, em inglês) ocorre quando um porquinho está excitado, muito alegre e relaxado. Então eles dão saltos, pulinhos, se sacodem e gritam O que desencadeia essa explosão de alegria pode ser uma variedade de coisas, como receberem vegetais frescos, serem soltos para brincar ou estarem em uma gaiola limpa e com o substrato do fundo recém-trocado. No geral, é uma forma clara e interessante de eles expressarem felicidade.
Interagem com humanos
Os porquinhos-da-Índia são criaturas naturalmente sociais. Vê-los interagir com humanos e outros porquinhos significa que estão saudáveis e se sentindo seguros. O isolamento, a falta de enriquecimento ambiental e de outros companheiros pode deixar um porquinho-da-Índia deprimido.
Cuíííí, Cuíííí, Cuíííí
Cuíííí, cuíííí, cuíííí é um ruído comum que os porquinhos emitem quando estão excitados, veem o tutor chegar em casa ou estão esperando alguma coisa, como receber comida. O som assemelha-se a um assobio alto e longo. Eles podem fazer esse barulho ao tentar chamar a atenção do tutor e é uma forma clara de expressar felicidade.
Deita-se quando acariciado
Se enquanto você faz carinho carinho, seu porquinho-da-Índia se deita, sem qualquer tentativa de correr, ele dá a entender que se sente relaxado, confiante e gosta de se aconchegar ao seu lado. Como já mencionamos, eles são animais muito tímidos e medrosos e a confiança nos humanos é construída com o tempo.
Come na sua mão
A confiança em você está mais uma vez demonstrada aí. Quando o porquinho se sente completamente sem medo, livre e feliz de estar na companhia do tutor, ele até aceita buscar o alimento na mão. Mas, lembre-se de oferecer ao seu guinea pig somente vegetais e frutas.
Lambe e mordisca sua mão
É outra maneira fofa de ele demonstrar felicidade e afeição por você. Normalmente ele vai cheirar bastante sua mão, dar lambidinhas e mordiscar de leve.
Por MB.