Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Seu cão é nervoso? Entenda os motivos

Há diversos fatores que podem desencadear esse comportamento de ‘nervos à flor da pele’ no peludo.
Fotos: Canva.com

Assim como os humanos, cada cão tem sua própria personalidade e caráter. Tem aqueles doguinhos que são mais calmos, já outros são mais agitados e há também os muito “nervosinhos” – que podem comprometer certas situações de convivência.

Raças pequenas, como chihuahua, pinscher e yorkshire, por exemplo, são mais reativas que os de raças grandes. No entanto, há diversos fatores que podem desencadear esse comportamento de “nervos à flor da pele”. Se o seu amigo peludo está um tanto estressado e ansioso e você quer acalmá-lo, a seguir lhe damos as dicas.

Por que meu cão é nervoso?

A ansiedade e o nervosismo podem se manifestar de várias maneiras: desde rosnar e latir excessivamente até tremores e ganidos. Destruir coisas, agressividade, parar de comer ou comer demais também podem ser sinais de que seu cão está nervoso e precisa de sua ajuda para se acalmar.

Os motivos mais comuns da ansiedade canina são: temor de ficar só, falta de exercícios e interação, falta de enriquecimento ambiental, ruídos altos, presença de estranhos, mudança de ambiente, medo de crianças ou de outros animais de estimação. Cães que foram abandonados, maltratados ou negligenciados apresentam sinais de nervosismo com mais frequência do que aqueles que vêm de ambientes calmos.

Sair para passear, brincar e correr ajudará o cão a melhorar o relacionamento com você e a relaxá-lo

COMO POSSO ACALMAR MEU PET?

Se você notar que seu cachorro apresenta algum dos sinais descritos acima, o ideal é que você converse com seu médico veterinário e juntos possam descobrir a causa do desconforto do pet e eliminá-lo. Além disso, há várias dicas que você deve colocar em prática:

Reforço positivo em vez de punir

O reforço positivo é a técnica mais eficaz de treinamento de cães. Não adianta punir o pet quando ele faz algo errado: o certo é recompensá-lo pelo bom comportamento. Desde filhote é preciso lidar com o animal com calma para que ele consiga controlar suas frustrações e impulsos. Caso contrário, será bem difícil para o tutor mudar o seu comportamento na vida adulta.

Faça atividade física

Sair para passear, brincar e correr ajudará o seu cão a melhorar o relacionamento com você, com o ambiente e a relaxá-lo. Pois isso o fará gastar toda aquela energia extra causada pela ansiedade e pelo nervosismo, concentrando-a em algo positivo. Faça isso todos os dias e de preferência no mesmo horário.

Evite situações que estressam o animal

Se você já sabe que seu cão tem medo de uma determinada situação ou objeto, evite expor o animal, pois isso causará estresse e aumentará o seu nervosismo. Por exemplo: ele morre de medo de barulhos altos, como fogos de artifício ou música em volume estrondoso? Não o exponha, portanto, a essa situação, como levá-lo junto com a família à uma comemoração de Réveillon ou a um bloco de Carnaval de rua.

Espaço seguro para ele

Se você perceber que o que deixa seu cão nervoso são as visitas ou certas situações que ocorrem na casa e não podem ser evitadas, como a campainha tocando, um carro buzinando ou o barulho do aspirador de pó, o que você pode fazer é dar ao pet um local seguro, no qual ele possa se refugiar e se acalmar quando se sentir desconfortável ou nervoso.

Pode ser um canto da casa onde não há muito barulho e tanto movimento. Proporcione a ele um ambiente confortável com caminha, pouca iluminação, brinquedos favoritos e até uma peça de roupa sua, para que ele possa sentir seu cheiro.

Faça carícias e massagens

Não há nada mais relaxante para um cachorro do que estar perto do seu humano querido. E se o tutor estiver lhe acariciando, melhor ainda. Se o pet for pequeno, você pode até segurá-lo nos braços: a ideia é fazer com que o peludinho se sinta seguro e acolhido.

Se o seu doguinho estiver nervoso ou inquieto, acariciar seu rosto suavemente ajudará a acalmá-lo, pois ele lembrará das lambidas amáveis da mãe quando filhote. O peito também é uma área que você pode massagear suavemente.

Lembre-se: seja dentro ou fora de casa, o cão sempre precisa da atenção do tutor, para se sentir parte da família e de um ambiente adequado. Reservar um momento, mesmo que breve, para uma sessão de carícias, irá aliviar seu estresse e promover a calma.

Relaxe: o humor do tutor se reflete no pet

Nunca esqueça que se você tem um cão nervoso, provavelmente você também está ou sofre situações estressantes em determinados momentos. Nosso cachorro nos conhece e sabe bem qual é o nosso humor. Sim, nosso estresse também se reflete no animal. Se você estiver calmo, seu cão também poderá relaxar.

Não há nada mais relaxante para um cachorro do que estar perto do seu humano querido

Nem sempre é fácil colocar em prática essas dicas. Mas é importante que, na medida do possível, se estabeleça rotina, atenção, momentos de lazer e de exercícios e repetição das ações para manter o cão feliz e saudável.

Por fim, lembre-se que nunca devemos medicar nosso animal de estimação por conta própria para tentar acalmar um estado de espírito nervoso. Sempre consulte o veterinário se achar que seu pet apresenta atitudes que não são normais ou alterações físicas que o preocupam.