Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Seu gato dorme com os olhos semiabertos?

Quando adultos, os gatos dormem entre 12 a 16 horas; quando filhotes, até 20 horas por dia.
Fotos: Canvas

Os gatos são criaturas muito sonolentas. Aqueles que têm a sorte de compartilhar o dia a dia com um felino sabem que eles passam grande parte do dia tirando uma soneca. Quando adultos, dormem entre 12 a 16 horas; quando filhotes, até 20 horas, e, à medida que envelhecem, voltam a dormir mais. E os tutores também já devem ter notado alguns comportamentos bastante peculiares nesses momentos de descanso. Um dos mais curiosos é o fato de os bichanos dormirem com os olhos semiabertos.

Por mais estranho que isso pareça, os cientistas têm uma explicação muito lógica para esse comportamento. De acordo com estudos, os gatos foram domesticados pelos primeiros fazendeiros do Oriente Médio há aproximadamente 10.000 anos. Os gatos selvagens, que comiam roedores, passaram a ajudar no controle de pragas. No entanto, apesar do processo de domesticação e do passar do tempo, os felinos não perderam muitos de seus instintos naturais.

Continuam a ser animais predadores que precisam estar sempre alertas tanto para caçar quanto para se proteger. Portanto, a razão pela qual os gatos dormem com os olhos semiabertos, geralmente no estágio mais leve do sono, é para estarem alertas aos perigos que podem surgir ao seu redor.

Portanto, se seu gatinho repousa, como diria o dito popular, ” com um olho no padre e outro na missa”, isso não é algo preocupante. É, simplesmente, parte do instinto natural dos gatos.

Ciclo de sono

Assim como os humanos, os gatos também têm um ciclo de sono com vários estágios, e é durante um estágio de sono mais leve que é mais provável que seus olhos fiquem semiabertos.

Tutores mais atentos já devem ter percebido que os ouvidos dos gatos também funcionam em sincronia com o estágio leve do sono e compensam o que eles não veem. Enquanto estão dormindo, suas orelhas se contorcem e se voltam na direção do menor ruído.

Já durante o estágio mais profundo do sono, conhecido como REM (rapid eye movement, ou “movimento rápido dos olhos”, em tradução livre), a maioria dos gatos estará com os olhos bem fechados.

Assim como os humanos, os gatos também têm um ciclo de sono com vários estágios

Os gatos sonham?

Vários estudos científicos revelaram que, assim como os humanos, os gatos também podem sonhar. É relativamente fácil perceber que estão sonhando, pois movem o corpo e agitam o bigode e a cauda.

Mas, se há algo que de fato chama a atenção nos bichanos quando estão dormindo, é que eles podem adotar as mais diversas posições: estendidos, de cabeça para baixo, enrolados em uma bola, de bruços, sentados, etc. Isso ocorre porque eles têm uma estrutura óssea flexível que lhes permite mudar de postura facilmente.

E, finalmente, é interessante notar que os gatos não são animais noturnos como todos acreditam, mas sim crepusculares. Isso significa que os horários em que eles são mais ativos são ao amanhecer e ao anoitecer. O resto do dia e da noite pode ser passado… dormindo.

Ah, esses gatos!

Por MB.