Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Sinais da insuficiência cardíaca nos cães

Diagnóstico precoce e tratamento adequado podem fazer a diferença na qualidade de vida.
Fotos: Canva.com

Um diagnóstico de insuficiência cardíaca em seu cãozinho significa que o coração do pet não está funcionando como deveria e sua vida está em risco. Essa deficiência é consequência de muitos distúrbios que afetam o órgão, que não consegue bombear sangue em quantidade adequada para a circulação.

Portanto, o sangue se acumula nas veias que chegam ao coração, criando nelas um excesso de pressão. Como há muita pressão dentro das veias que chegam ao coração, o soro sanguíneo atravessa as paredes das veias, produzindo edema, que é o acúmulo de líquidos. Se for a parte esquerda do órgão que não consegue bombear sangue suficiente, ocorre edema pulmonar e, se for a parte direita, ocorrem edema e aumento de tamanho no abdômen e no fígado.

É importante estar atento aos sinais e sintomas da insuficiência cardíaca. Muitas vezes, o animal pode estar sofrendo nos estágios iniciais sem o tutor saber. É muito frequente os sintomas serem detectados quando o problema já está sério. Por isso é imprescindível submeter o pet a um check-up periódico para detectar possíveis anomalias, principalmente a partir dos 7 anos de idade.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer a diferença na qualidade de vida do nosso amigo de quatro patas.

Os cães ficam cansados ​​quando brincam, correm ou, quando o problema está avançado, apenas caminhando

Principais causas da insuficiência cardíaca nos cães

Defeitos nas válvulas e músculos cardíacos, tumores, trauma e dirofilariose (zoonose causada por um parasita cardíaco) podem causar doença cardíaca e originar insuficiência cardíaca.

Alguns dos sinais mais comuns são:

Intolerância ao exercício. Os cães ficam muito cansados ​​quando brincam, correm ou, quando o problema já está bem avançado, apenas caminhando. Eles podem até cair repentinamente devido à falta de oxigênio.

-Tosse. A tosse também pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca quando o lado esquerdo do coração é afetado e ocorre edema pulmonar.

-Distenção abdominal (barriga inchada). Quando o lado direito do coração é afetado, pode ocorrer ascite ou acúmulo de líquido no abdômen.

-Perda ou ganho de peso.

-Fraqueza e letargia.

Esses sinais podem variar dependendo da gravidade da doença e da parte do coração afetada. Se você notar algum desses sintomas em seu pet, leve-o imediatamente ao médico veterinário. O profissional realizará um exame físico completo, ouvirá o coração e os pulmões e poderá recomendar exames adicionais, como radiografias, ecocardiografia ou análises sanguíneas para confirmar o diagnóstico de insuficiência cardíaca.

Uma vez diagnosticada a insuficiência cardíaca, o tratamento dependerá da causa subjacente da doença e da gravidade dos sintomas. Em certos casos, podem ser prescritos medicamentos para melhorar a função cardíaca, controlar a pressão arterial, remover o excesso de líquidos ou tratar outras condições clínicas associadas.

Cuidados no dia a dia

Além do tratamento médico, é importante que cães com insuficiência cardíaca recebam cuidados especiais em casa. Isso pode incluir uma dieta especial (com baixa concentração de sódio) para reduzir o acúmulo de líquidos, monitorar o peso do cão, administrar medicamentos conforme orientação do veterinário e proporcionar um ambiente calmo e sem estresse.

Portanto, tenha paciência com o seu animal de estimação e o trate com muito carinho. Desta forma, seu peludo poderá desfrutar de uma boa qualidade de vida.