Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Tipos de pelagem, escovação e banho

Nas primeiras vezes que escovar o pet, faça sessões curtas e o recompense por ter colaborado.
Fotos: Canvas

A pele e os pelos dos cães precisam de banho e escovação regulares e, dependendo da raça, de tosas ocasionais. E não se trata de mera questão estética. Esses cuidados são necessários para auxiliar na saúde e no bem-estar em geral, mantendo os parasitas sob controle.

A escovação melhora a relação entre tutor e pet e, apesar de demandar tempo e, por vezes, uma boa dose de esforço, deve ser uma tarefa prazerosa para ambos. O ideal é iniciar a escovação nos filhotes em seus primeiros meses, para acostumá-lo a esse manejo. Enquanto os banhos devem ser dados a partir do segundo ou terceiro mês de vida.

Nas primeiras vezes que escovar o pet, faça sessões curtas e sempre o recompense por ter colaborado (com um petisco ou brinquedo, por exemplo). A maioria dos doguinhos adora esse tipo de cuidado, se feito da maneira correta – levantá-lo, segurá-lo e escová-lo delicadamente – e com escovas e pentes adequados para o tipo de pelagem do animal.

Em relação aos banhos, esse cuidado é necessário quando o animal está sujo ou com forte odor. Sempre escove o pet antes do banho e use um xampu especial para cães. Jamais use sabonete ou xampu de uso humano, sabão ou detergente de uso doméstico.

TIPOS DE PELAGEM DO CÃO

A pelagem do cão apresenta dois tipos de pelos: os mais ásperos, primários (ou de guarnição) – que compõem a pelagem externa – e os pelos mais macios, curtos e secundários, que formam a subpelagem.

Os pelos estão enraizados nos folículos da pele, na qual as glândulas sebáceas estão conectadas para produzir o óleo que dá à pelagem o seu brilho e um certo grau de impermeabilidade e isolamento térmico.

Os cinco tipos de pelagem são: longa, lisa, sedosa, ondulada (cujos pelos não caem) e dura. Há ainda alguns tipos incomuns encontradas em algumas raças exóticas, que precisam de atenção especializada. É o caso, por exemplo, do cão pelado mexicano e do puli, que possui pelagem longa e torcida em cordas.

Os pelos crescem até atingir seu tamanho máximo, param de crescer e são empurrados para fora por novos pelos em crescimento, processo este que ocorre continuamente em todo o corpo do animal. A maioria das raças troca a pelagem duas vezes por ano, geralmente na primavera e no outono. Durante essa fase, ocorre uma grande perda de pelos como consequência das mudanças de temperatura e da duração da luz diurna nas glândulas produtoras do hormônio específico para este fim.

Às vezes, acontece de um cão passar por essa troca constantemente, influenciado por fatores artificiais, como ar-condicionado e luz interna. Dieta e disfunções hormonais também estão envolvidas.

Utilize escovas e pentes adequados para o tipo de pelagem do animal

CUIDADOS ESPECÍFICOS

PELAGENS LONGAS. Precisa ser escovada com rasqueadeira e escova macia todos os dias. Escove para frente em cima da cabeça e dos ombros e então penteie para trás. Escove os flancos seguindo a direção dos pelos. Escovações extras serão necessárias quando o cão estiver na fase da troca de pelos.

PELAGENS SEDOSAS. Requerem muita atenção e os pelos mortos devem ser removidos diariamente com escovação. Apare o excesso de pelos nas orelhas e patas para que não se sujem com lama ou atraiam carrapatos.

PELAGENS ONDULADAS. A escovação deve ser diária. Use uma escova de cerdas grossas e espaçadas. Cães que possuem essa pelagem e não passam pela troca de pelos precisam que ela seja aparada. Verifique as orelhas com frequência e remova os pelos que crescem perto do canal auditivo (não use tesoura). Esses cuidados devem ser tomados a partir da 14ª ou 15ª semana de vida. Os banhos podem ser quinzenais.

PELOS DUROS. Como os dos schnauzers e a maioria dos terriers. Deve-se pentear esses cães com regularidade para evitar que o pelo se embarace. Uma alternativa é usar a máquina de tosa a cada seis ou oito semanas. Remova os pelos em volta dos olhos e orelhas com tesouras sem pontas. Os banhos devem ocorrer, pelo menos, uma vez por mês.

PELAGENS LISAS E CURTAS. São de fácil manutenção. Uma luva de escovação é tudo o que você precisa para as pelagens curtas e lisas, enquanto as outras raças requerem mais que um pente e escova de cerdas. Faça a escovação duas por semana no sentido contrário ao do pelo para remover sujeiras, poeira e pelos soltos. Os banhos não precisam ser frequentes e podem ser quinzenais ou mensais.

Texto sob supervisão do veterinário Ernani de Castilho.