Anuncie

(21) 98462-3212

Você sabe o que é pet friendly?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Muitos hotéis adotaram o conceito ‘pet friendly’. Foto: Sam Son Katt/Pexels

É temporada de férias. Muita expectativa, malas prontas, destino de viagem escolhido e, em tempos de pandemia de covid-19, os cuidados devem ser redobrados na escolha de um estabelecimento seguro, que siga à risca as orientações das autoridades mundiais de saúde. Mas, em meio a todo planejamento, o que fazer com o bichinho de estimação? Levá-lo junto ou deixá-lo em algum local ou com um cuidador?

Atualmente, cães e gatos são tratados como membros da família e fazem parte de passeios, viagens e momentos de lazer. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem mais de 139 milhões de animais de estimação no país. Felizmente, hoje em dia, em muitas cidades já há um grande número de hotéis, pousadas e outros tipos de acomodações que estão preparados para receber esses hóspedes especiais. São locais que adotaram o conceito “pet friendly” – termo em inglês que sinaliza que o estabelecimento é certificado como amigo dos animais e está apto para recebê-los. Eles têm suas regras bem definidas e é essencial respeitar o espaço dos outros hóspedes.

“Na hora de buscar um local para se hospedar, é importante verificar se o estabelecimento informa ser ‘pet friendly’. Geralmente, esses locais possuem um selo o definindo como apto para receber animais junto com seus hóspedes”, comenta a veterinária Maria de Fátima Ribeiro.

Setor hoteleiro do Rio vai receber certificação

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Governo do Estado criou, em dezembro, o selo “Amigo PET / PET Friendly”, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pela Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET). O setor hoteleiro está sendo o primeiro a receber a certificação, e a ideia é expandir a iniciativa para vários outros serviços, como bares e restaurantes.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, que idealizou o selo, o projeto é o início do caminho para o Estado do Rio de Janeiro se tornar uma referência mundial na instituição de políticas para animais de estimação.

Em Copacabana, na zona sul, o Rio Othon Palace é um dos estabelecimentos que inovaram e preparam apartamentos para receber as famílias e seus pets. A iniciativa, que já era uma prática do hotel desde 2019, rendeu recentemente à Rede Othon o selo estadual Pet Friendly.

O hotel precisou mudar alguns detalhes e fazer um investimento para receber os animais. “Preparamos andares com apartamentos com piso frio, investimos em camas personalizadas e vasilhas especiais para cada tamanho do pet. Não é suficiente dizer que somos amigos dos animais, mas eles precisam ser muito bem recebidos com todo o conforto”, ressalta Jorge Chaves, diretor do hotel.

Cães e gatos fazem parte da família e são levados em passeios. Foto: Ketut Subiyanto/Pexels

Preparação antes de levar o pet na viagem

Escolhido o destino de viagem e o local pet friendly de hospedagem, é necessário estar atento aos documentos que atestam a saúde do pet. A maioria das empresas de transporte (aéreo e rodoviário), aceita cães e gatos de pequeno e médio porte, devidamente acomodados em caixas de transporte, desde que tenham a documentação exigida em dia.

Certifique-se das condições, como se as vacinas estão dentro do prazo, antes de adquirir as passagens. Ao menos 30 dias antes, consulte as companhias aéreas sobre a documentação exigida, assim como o tamanho padrão da caixa de transporte, pois cada empresa pode ter sua regra. Então, após a devida orientação, procure o veterinário para emitir o atestado de saúde.

No caso de uma viagem internacional, verifique primeiro se a espécie de animal é aceita no país e quais vacinas são exigidas. Será necessária a emissão do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). A certidão é expedida pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Viagem de carro

Se a viagem for de carro, o animal também deverá ser transportado adequadamente em uma caixa de transporte no banco de trás do veículo. Norma que, se desrespeitada, prevê multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

Escolha os horários menos quentes para viajar e faça paradas para o bichinho beber água, fazer xixi e cocô. O ideal é parar em postos de gasolinas ou postos de parada rodoviários. “Evite parar no acostamento, porque o movimento dos carros pode assustar o animal. E alimentação, só antes da viagem, para que ele não enjoe”, orienta a veterinária.

Agora, se a opção for hospedar o animal em um canil, gatil ou hotel pet, é importante procurar referências do local escolhido e conhecer antes as instalações. O ideal é que o local ofereça atendimento veterinário de plantão e que o pet tenha espaço adequado para circular dentro do canil ou gatil, além de uma área para exercícios e banhos de sol. E para diminuir o choque diante da mudança de ambiente, é essencial não esquecer de levar tudo que possa aliviar o estresse do animal durante a hospedagem, incluindo a comida que ele está acostumado, os brinquedos, utensílios e sua caminha.

DICAS DE HOTÉIS PET FRIENDLY

Rio de Janeiro

Parador Lumiar
Estrada do Amargoso s/n – Boa Esperanca, 5 Distrito, Lumiar, Nova Friburgo. Telefone: (22) 2542-4774.
Site: https://www.paradorlumiar.com/

Pousada D’amoras
Rua José Nogueira De Oliveira, 108, Conservatória.
Telefone: (24) 99983-5830.
Site: https://www.pousadadamoras.tur.br/

Pousada Casa do Bosque
Avenida Doutor Arnaldo Marzotto 250, Penedo, Itatiaia.
Telefone: (24) 3351-1069.
Site: https://pousadacasadobosque.com.br/

Rio Othon Palace
Av. Atlântica, 3.264 – Copacabana. Telefone: (21) 2106-1500.
Site: https://www.othon.com.br/hotel-copacabana/rio-othon-palace/

São Paulo

Pousada Campos dos Holandeses
Rua Orivaldo Albino Rodrigues 595, Campos do Jordão.
Telefone: (12) 3663-6579.
Site: https://pousadacamposdosholandeses.com.br/

Pousada Porto Mare
Rua Sebastiao Romao Cezar 400, Maresias, São Sebastião.
Telefone: (12) 3865-5272.
Site: https://www.pousadaportomare.com.br/

Brotas Eco Hotel Fazenda
R: Dr. Emílio Dalla Déa Filho Portão 3, Brotas. Telefone: (14) 3653-9998.
Site: https://www.brotasecohotelfazenda.com.br/

Minas Gerais

Hotel Fazenda Poços de Caldas
Rodovia Geraldo Martins Costa – 07 km do centro de Poços de Caldas. Telefone: (35) 2101-4100.
Site: https://www.hotelfazendapocosdecaldas.com.br/

Hotel Londres
Rua Cel. José Justino,746, São Lourenço. (35) 3332-2199.
Site: https://hotellondres.com.br/