Uma nova pesquisa publicada na “Insect Conservation and Diversity” indica que a luz artificial à noite provavelmente interfere no flerte e no acasalamento de vagalumes bioluminescentes.
Para o estudo, os pesquisadores expuseram pares de vagalumes a cinco cores de luz em duas intensidades e registraram mudanças na taxa, brilho e padrão dos flashes de insetos machos, bem como a frequência com que as fêmeas respondiam.
Todos os tratamentos com luz artificial suprimiram significativamente a atividade de copulação, mas a luz âmbar brilhante teve o maior impacto na receptividade das fêmeas. Isso sugere que as luzes artificiais que têm a cor mais próxima da bioluminescência do vagalume podem ser as mais perturbadoras para o acasalamento do inseto.
“É definitivamente preocupante, porque muitas pessoas com mentalidade ecológica estão incentivando o uso de luzes âmbar para iluminar ruas e parques com segurança. Mas estamos descobrindo que nenhuma cor de luz é segura para vagalumes. Eles precisam do escuro”, disse o coautor do estudo Avalon CS Owens.
O artigo faz parte da edição especial da revista: “Impactos da iluminação artificial noturna na conservação de insetos”.
Fonte: Phys.org