Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Animais de abrigo morrem após intensas chuvas na Bahia e ONGs pedem ajuda

Gatos foram encontrados mortos em abrigo alagado. Foto: Reprodução

As cidades do Sul da Bahia voltaram a entrar em alerta após chuvas intensas caírem na região. Abrigos de animais em Itabuna foram completamente destruídos e gatos foram encontrados mortos após as enchentes.

Tatiana Piana e Shirley Riccio, que atuam na ONG APDA, contaram ao site “BNews” que as chuvas tomaram o abrigo e tudo foi perdido no local. Segundo elas, todos os cachorros conseguiram ser resgatados, contudo, não aconteceu o mesmo com os gatos. Alguns felinos foram encontrados mortos e muitos outros estão desaparecidos.

“Os cães a gente conseguiu salvar todos porque os canis ficavam mais próximos do córrego e foram os primeiros a serem atingidos quando subiu o nível de água do rio. A gente tirou primeiro os cães porque a água já estava chegando nos canis. Quando a gente voltou para pegar os gatos, o nível do rio já tinha subido muito e a gente já não tinha acesso de carro, então nossa situação foi toda complicada por isso”, contou.

Elas explicaram, ainda, que começaram a pedir botes para poder conseguir chegar à ONG, porque só dava para chegar com meio de transporte fluvial.

Vale lembrar que as chuvas intensas se estendem há semanas no Sul do Estado e algumas personalidades já se manifestaram para tentar ajudar a região. O ambientalista Marcell Moraes e a cantora Preta Gil já se mobilizaram no seu perfil do Instagram falando sobre a situação dos animais que não possuem lar definitivo.

“O abrigo se acabou. A parte dos canis ainda está toda alagada. A da água está quase no telhado”, lamentaram. “Está tudo destruído, a gente perdeu as rações e ainda temos gatos desaparecidos”, disseram Tatiana e Shirley.

ONGS pedem ajuda

Devido o cenário de caos, as responsáveis pela ONG APDA estão disponibilizando PIX para quem puder ajudar: [email protected]. “Toda ajuda é bem vinda”, falaram. Tatiana e Shirley ainda comentaram que estão precisando de voluntários para limpar o local e levar os animais resgatados de volta para o abrigo.

Apesar da situação precária, elas afirmam não ter recebido nenhum apoio do Governo do Estado da Bahia.

Sem apoio do governo, alguns grupos de apoio aos animais já se manifestaram e afirmaram que irão ajudar os locais atingidos pelas fortes chuvas. A ONG Geamo (@ong_geamo), no início do mês, mobilizou internautas para realizarem doações que seriam usadas nas ações em prol dos animais. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (@grad_brasil), que no início do mês esteve na região para ajudar nos resgates do animais, publicou em sua conta no Instagram que voltará ao sul da Bahia, dessa vez para o município de Ilhéus, para auxiliar mais uma vez nas ações voltadas para os animais.

“Os animais também são vítimas e não podem ser esquecidos”, escreveu o G.R.A.D em legenda.

A instituição disponibilizou um PIX para doações: 04.085.146.0001/38

Fonte: BNews