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Após morte de cachorro, Latam suspende transporte de pets no porão por 30 dias

Cão da raça American Bully morreu ao ser transportado no porão de avião.
Foto: Divulgação

A companhia aérea Latam anunciou que vai parar de vender o serviço de transporte de animais domésticos no porão de aeronaves da companhia por 30 dias. A medida está em vigor desde a última sexta-feira e vale para todo o mercado brasileiro.

Na última quinta-feira, um cão da raça American Bully morreu ao ser transportado no porão de um aparelho que voava de Guarulhos (SP) a Aracaju (SE). Segundo a Latam, laudo feito por uma clínica veterinária mostra que o animal “roeu o kennel de madeira [caixa de transporte] em que estava e se asfixiou”.

A Latam diz que “já vinha fazendo uma análise profunda de todos os procedimentos deste tipo de transporte” e que “neste lamentável evento cumpriu todos os processos de forma correta”.

Ainda assim, a empresa “decidiu neste momento suspender a venda para o transporte de pets no porão das aeronaves nos 30 próximos dias para o mercado brasileiro.”

Quem já havia comprado o serviço, pode optar por seguir com o transporte, postergar sem custos adicionais ou pedir reembolso. O transporte de animais de pequeno porte na cabine do avião continua sendo realizado.

Em setembro, uma estudante afirmou que seu cachorro foi vítima de maus-tratos ao ser transportado pela Latam de São Paulo ao Rio de Janeiro. Segundo ela, o cão não conseguia ficar em pé quando chegou ao destino e acabou morrendo.

Na época, a Latam afirmou que “seguiu todos os procedimentos de aceitação e transporte do pet, que atendem rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”. A companhia disse que manteve o animal hidratado durante o trajeto e, ao identificar sinais de mal-estar, o encaminhou a uma clínica veterinária.

“Reforçamos que o pet não foi exposto ao sol ou passou calor e, que, nossa equipe esteve junto dele e de sua tutora durante todo o atendimento, e se manteve disponível via telefone inclusive após a internação do pet”, declarou a empresa na ocasião.

NOTA
Eis a nota da Latam sobre a suspensão do serviço de transporte de animais em porão:

“A LATAM Airlines Brasil está consternada com o ocorrido ao cão da raça American Bully, o Weiser, transportado na tarde de 14 de outubro de 2021, entre o aeroporto de Guarulhos – São Paulo para o aeroporto de Aracaju – Sergipe e que chegou ao destino em óbito.

Em laudo emitido pela clínica veterinária que atendeu o Weiser, foi observado que ele roeu o kennel de madeira em que estava e se asfixiou. O Kennel estava em concordância com o processo de transporte de animais e de grande porte da LATAM.

A LATAM já vinha fazendo uma análise profunda de todos os procedimentos deste tipo de transporte, e neste lamentável evento cumpriu todos os processos de forma correta. Diante deste cenário, a empresa decidiu neste momento suspender a venda para o transporte de PETS no porão das aeronaves nos 30 próximos dias para o mercado brasileiro. O cliente que já adquiriu o serviço em questão poderá seguir com o transporte de forma regular, postergar sem custo ou então optar pelo reembolso em nossos canais de atendimento.

A LATAM está acompanhando o caso e segue à disposição para prestar toda a assistência aos tutores do cão.”

Fonte: MSN