Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Baleia beluga, das águas frias do Ártico, é vista no rio Sena, na França

Belugas são capazes de sobreviver temporariamente em água doce. Foto: Reprodução de vídeo

Uma baleia beluga (Delphinapterus leucas) – também conhecida como baleia-branca -, que é uma espécie protegida geralmente encontrada nas águas frias do Ártico, foi vista na última quarta-feira no rio Sena, na França.

As autoridades do departamento do Eure, na Normandia, pediram à população para que mantenha distância para evitar estressar o animal. Imagens compartilhadas na internet sugeriam que se tratava de uma beluga separada do seu grupo, mas sem especificar o tamanho nem a localização exata da baleia.

Uma beluga adulta pode atingir até quatro metros de comprimento e, embora migrem para longe do Ártico no outono para se alimentarem, raramente se aventuram tão a sul. “Estudos sobre a sua saúde estão em desenvolvimento para determinar as melhores medidas a serem tomadas para garantir a sua sobrevivência”, disseram as autoridades regionais.

Em maio, uma orca – cetáceo da família dos golfinhos – foi encontrada morta no rio Sena, entre a cidade portuária de Le Havre e Rouen.

O animal estava encalhado no rio, que atravessa Paris e desagua no Canal da Mancha, e não conseguiu encontrar o caminho de volta ao oceano, apesar das tentativas das autoridades em guiá-lo.

As autoridades do Eure disseram que as belugas solitárias às vezes nadam mais para o sul do que o normal e são capazes de sobreviver temporariamente em água doce.

Fonte: Diário de Notícias