Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Bando de condores fixam residência na casa de uma mulher na Califórnia

Os condores da Califórnia são considerados criticamente em perigo e restam apenas 500 dessas aves ainda vivas, tanto na natureza quanto em cativeiro. Foto: Reprodução

Os condores da Califórnia são uma das espécies de aves mais ameaçadas dos Estados Unidos. Eles são considerados “Criticamente em Perigo”, o que significa que estão a um passo de serem extintos na natureza. Eles têm um alcance incrivelmente pequeno que cobre pequenas áreas da Califórnia, Arizona e Utah, e há apenas cerca de 500 aves ainda vivas, tanto na natureza quanto em cativeiro. Restam tão poucos condores que seria difícil encontrar um único deles, mas uma mulher em Tehachapi, Califórnia, conseguiu encontrar mais de uma dúzia e nem mesmo precisou sair de casa.

Como relata a agência de notícias AP, Cinda Mickols descobriu recentemente que sua casa rural havia se tornado um local privilegiado para um grupo inteiro de condores. Estima-se que 15 a 20 das aves passaram os últimos dias fixando residência na casa, onde se empoleiram no telhado, grades e varanda. As aves, que são estritamente protegidas por lei, causaram muitos danos à residência, e o dono do imóvel está ao mesmo tempo pasmo e um pouco frustrado com o evento.

A situação peculiar de Mickols foi relatada no Twitter por sua filha, Seana Quintero, que mora em San Francisco, mas tem recebido atualizações sobre a situação regularmente. O longo tópico no Twitter que descreve a situação chamou muita atenção, incluindo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. O grupo respondeu ao tópico do Twitter e ofereceu uma breve explicação de por que os pássaros podem ter aparecido, bem como algumas dicas de como lidar com eles.

“A casa dela está localizada em um habitat histórico de condores, onde existem recursos naturais de alimentos”, explicou o grupo. “Infelizmente, às vezes eles percebem as casas e decks como locais adequados para poleiros. Se isso acontecer novamente, a ação para impedir que eles causem danos na habituação é incentivada. Isso inclui o uso de métodos que não irão prejudicá-los, como mangueiras de água, gritos, palmas ou outras medidas preventivas, como bonecos de espantalho.”

O grupo também observa que deseja manter os condores longe dos humanos, se possível. “Também desencorajamos as pessoas de alimentá-los ou tentar tocá-los”, acrescentou a agência. “Esperamos que esta informação ajude se você passar por essa situação novamente.”

Ao longo de vários dias, os pássaros iam e vinham e voltavam. No entanto, as dicas do serviço de vida selvagem parecem ter ajudado. O dono da casa usou uma mangueira de jardim e barulhos para fazer os condores saírem do imóvel e se refugiarem em uma árvore próxima.

Como você pode imaginar, proteger os condores da Califórnia é uma obrigação, especialmente por restarem apenas cerca de 500 deles vivos, tanto na natureza quanto em cativeiro. Ver tantos em um só lugar não é necessariamente inédito, mas o fato de que eles escolheram uma casa aleatória para fixar residência é definitivamente incomum.

Fonte: BGR.com