O Brasil pretende reduzir em 50% a emissão de gases do efeito estufa até 2030. Essa foi a grande novidade anunciada logo no começo da participação do Brasil na COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou nesta segunda-feira (1º) em Glasgow, maior cidade da Escócia, e vai até 12 de novembro. Quem detalhou a meta brasileira foi o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, chefe da deleção brasileira no evento.
Por meio de um vídeo transmitido na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro destacou que o Brasil é uma potência verde. Detalhou que já foram investidos mais de R$ 50 bilhões em projetos verdes e citou que no combate à mudança do clima, o país sempre foi parte da solução e não do problema. Bolsonaro destacou ainda ações recentes do governo federal.
Nesta primeira semana da COP26, o ministro do Meio Ambiente vai conduzir as atividades diretamente aqui do Brasil, especificamente do pavilhão montado na CNI, a Confederação Nacional da Indústria, aqui em Brasília. Na semana seguinte, ele embarca para a Escócia e participa presencialmente da COP 26. A Conferência deste ano reúne 21 mil representantes de governos, 14 mil observadores e quatro mil jornalistas.
A conferência tem quatro grandes objetivos: traçar um compromisso para a eliminação das emissões de carbono nas próximas décadas, propor que os países protejam comunidades e habitats, arrecadar 100 bilhões de dólares por ano até 2030 para o enfrentamento do efeito estufa e estabelecer a cooperação entre governos e a sociedade civil.
Fonte: Agência Brasil