Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Castores regressam a Hampshire, no sul de Inglaterra, após 400 anos

A espécie passou a ser protegida no país desde o ano passado. Foto: Canvas

Os cerca de 374 hectares do parque de Ewhurst, em Hampshire, na Inglaterra, vão ganhar em breve dois novos habitantes: um casal de castores, que vão ser batizados através de um concurso que está sendo realizado com as 22 escolas do município, segundo informações do jornal The Guardian.

O parque de Ewhurst pertence a uma empreendedora e modelo britânica, Mandy Lieu, que espera transformar a propriedade em um exemplo para a produção sustentável de alimentos, uma “paisagem comestível” que restaure igualmente a biodiversidade local.

Os castores desapareceram de Inglaterra há cerca de 400 anos, caçados até à extinção para aproveitamento do pelo, das glândulas e da carne desses mamíferos, que têm regressado aos poucos desde que o governo começou a aceitar algumas iniciativas para a introdução de alguns animais em terrenos vedados. A essas ações, juntaram-se libertações ilegais em várias regiões.

A espécie passou a ser protegida no país desde o ano passado, sendo proibido caçar ou prejudicar castores, considerados atualmente uma parte da vida selvagem nativa. Os ambientalistas esperam que em breve seja possível a libertação desses mamíferos na natureza, fora de terrenos vedados.

Os castores são considerados uma espécie-chave na criação de zonas úmidas, áreas que podem ser depois utilizadas por outras espécies que dependem desses habitats, destaca o The Guardian. Ao mesmo tempo, acredita-se que reduzem os riscos de cheias, ajudam a diminuir a velocidade da água nos terrenos e são um auxílio na conservação de recursos hídricos quando não chove.

Fonte: Wilder