Um grupo de cientistas na Irlanda desenvolveu um “sistema de alerta antecipado” destinado a evitar colisões entre baleias e embarcações. A costa sul do país serve de casa para um grande número destes animais durante o verão.
Instalado em uma boia, o denominado “Esquema de Vigilância Acústica” permitirá seguir os grandes mamíferos aquáticos em tempo real.
“O que esperamos fazer é integrar o nosso sistema de detecção acústica, com informação em tempo real através da nossa aplicação. E assim pode haver um aviso que alerta os marinheiros para a presença potencial de uma baleia na zona. Assim, eles podem reduzir a velocidade, o que não só limita o impacto da poluição sonora, como reduz o risco de um impacto entre uma embarcação e uma baleia”, explicou Emer Keaveney, bióloga marinha da ORCAIreland.
Dos oceanos para a “nuvem” virtual, a inteligência artificial e análise de dados podem assim ser a chave para uma coexistência pacífica entre os mamíferos marinhos e as grandes rotas comerciais ao largo do Condado de Cork.
Fonte: EuroNews