O primeiro filhote de panda gigante nasceu em Cingapura no último sábado, no River Safari, por volta das 7h50, dos pais Kai Kai e Jia Jia.
O panda foi o primeiro filhote da espécie do país e foi concebido após sete tentativas. A Reserva de Vida Selvagem de Cingapura (WRS) do River Safari descreveu o nascimento como “um impulso alegre para as celebrações do Dia Nacional este ano”.
O primeiro-ministro Lee Hsien Loong também ficou encantado com o nascimento do filhote de panda e parabenizou a equipe da Reserva de Vida Selvagem de Cingapura.
“É notoriamente difícil para os pandas em cativeiro se reproduzirem. Os pandas têm apenas uma oportunidade estreita a cada ano para conceber uma gestação. Seus tratadores merecem elogios por essa difícil e rara realização e por perseverar, apesar das falhas anteriores”, disse ele em um post no Facebook.
O sexo do filhote de panda ainda não foi determinado.
A jornada de Kai Kai e Jia Jia para se tornarem pais
Kai Kai e Jia Jia chegaram a Cingapura vindos de Chengdu em 6 de setembro de 2012, como um empréstimo de 10 anos da China. O macho Kai Kai, de sete anos, e Jia Jia, de seis, foram reunidos para acasalar por meio de inseminação artificial em 2015, mas falharam.
Em 2016, a inseminação artificial é realizada em Jia Jia pela segunda vez após o acasalamento natural, mas falhou novamente. Como as pandas fêmeas têm apenas um ciclo reprodutivo por ano e são férteis por apenas 24 a 36 horas, criá-las com um panda macho pode ser complicado. O acasalamento natural também era bastante difícil para os pandas gigantes jovens e inexperientes.
No entanto, os parceiros foram colocados juntos para o acasalamento natural em 2017 para a terceira tentativa, pois o aumento gradual dos níveis de progesterona de Jia Jia indica uma possível gravidez.
Os especialistas foram direto para o processo de inseminação artificial em 2018, em vez do acasalamento natural, que levou mais de três horas, mas sem sucesso.
Em abril de 2021, os pandas acasalam naturalmente ao entrarem em sua sétima estação reprodutiva, enquanto a inseminação também está sendo realizada, conforme aconselhado por especialistas do Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante da China.
O veterinário do WRS confirmou a gravidez, visto que o batimento cardíaco forte do feto foi visto durante uma ultrassonografia.
Um marco significativo para a reserva
O filhote de Jia Jia pesa cerca de 200 gramas, informou o WRS. A mãe e o filhote estão atualmente em uma toca fora da exposição para terem tempo para amamentar e se relacionar. O WRS anunciou que os pandas estarão acessíveis ao público em sua exposição em aproximadamente três meses.
“Publicaremos atualizações regulares com vídeos e fotos de Jia Jia e seu filhote em nossas plataformas de mídia social, para que todos possam acompanhar seu desenvolvimento.”
Apesar das várias tentativas da equipe de cuidado animal para ajudar os pandas gigantes a conceber naturalmente, eles permanecem otimistas depois de ver o desenvolvimento de suas técnicas de acasalamento.
“A primeira gravidez de Jia Jia e o nascimento de um filhote é um marco significativo para nós no cuidado desta espécie ameaçada em Cingapura”, disse o Dr. Cheng Wen-Haur, vice-presidente executivo e diretor de ciências da vida do WRS. “O trabalho continua agora com o apoio à mãe de primeira viagem para criar seu filhote recém-nascido.”
Fonte: Natural World News