Mais de 7.000 imagens de animais selvagens enviadas de todos os cantos do planeta competiram no concurso mundial The Comedy Wildlife Photography Awards 2021. O grande vencedor foi a fotografia Ouch!, do fotógrafo Ken Jensen.
O protagonista da imagem é um macaco, cuja expressão parece revelar um desconforto ao ficar em cima de um cabo. A imagem foi captada em uma ponte sobre o rio Xun, na região de Yunnan, na China, onde o fotógrafo Ken Jensen estava passando férias com a família em 2016.
Os macacos deslocam-se livremente naquela zona de florestas, brincando na ponte em grupos de famílias. São muito curiosos em relação aos humanos e não são nada tímidos.
Esse macaco em particular estava, na verdade, mostrando um sinal de agressividade quando estava sentado nos cabos que suportam a ponte. Mas como a fotografia de Ken Jensen prova, o timing é tudo.
Ele, que é fotógrafo amador e vive na cidade britânica de Blackburn, deu o nome Ouch! ao clique. Jensen ganhou um safári no Quênia e um troféu feito a mão na Tanzânia.
“É um ótimo sentimento saber que uma imagem está fazendo as pessoas sorrirem ao redor do mundo e ajudar causas importantes de conservação animal”, disse.
Os vencedores da 7ª edição do The Comedy Wildlife Photography Awards 2021 foram revelados na última terça-feira durante o programa “The One Show” da BBC.
A premiação foi criada em 2015, por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam – ambos fotógrafos profissionais e conservacionistas. Além de revelar imagens inusitadas e cômicas de animais selvagens, o concurso tem o objetivo de chamar a atenção para o tema da preservação da fauna mundial.
Este ano, a competição vai apoiar a Save Wild Orangutans, que protege os orangotangos do Parque Nacional Gunung Palung e regiões limítrofes, no Bornéu, doando 10% das receitas totais.
A categoria Affinity, a escolha do público, teve como vencedor a fotografia I Guess Summer’s Over, de John Speirs, captada na Escócia. A imagem também venceu na categoria Criaturas do Ar.
Fonte: Wilder