Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Conheça o caracol que foi eleito o Molusco do Ano 2022

O caracol-pintado-cubano foi eleito o Molusco do Ano 2022. Fotos: Bernardo Reyes-Tur/Reprodução

Ele é colorido, vive na terra e se reproduz com sofisticados rituais de acasalamento. Trata-se do caracol-pintado-cubano (Polymita picta), o recém-eleito “Molusco do Ano 2022”. O bichinho ganhou a preferência na votação pública internacional e, como recompensa, esta espécie ameaçada terá o seu genoma sequenciado.

A competição, iniciada pela Senckenberg Nature Research Society, o LOEWE Center for Translational Biodiversity Genomics (TBG) e a sociedade mundial para pesquisa de moluscos (Unitas Malacologica), já despertou grande interesse em sua primeira rodada em 2021. Neste ano, de 25 de fevereiro a 15 de março, o público foi convidado a votar online em uma das cinco espécies finalistas.

Na disputa final estavam três espécies de caracóis, uma de mexilhão e uma concha de presa ou escafópode. O caracol-pintado-cubano recebeu o maior número de votos por uma grande margem – foi escolhido por 10.092 participantes de mais de 16.000 votos totais.

O caracol-pintado-cubano tem de dois a três centímetros e é conhecido pelas variações coloridas de sua concha. Ele também tem uma enigmática “flecha do amor” – um sistema que usam para atingir parceiros na reprodução e desta forma transferir os hormônios sexuais..

Os caracóis são machos e fêmeas ao mesmo tempo, sem poder se fecundar, e se reproduzem durante a estação chuvosa. Vivem cerca de um a dois anos. O caracol-pintado-cubano só é encontrado ao longo de uma estreita faixa costeira no leste de Cuba. Lá, no entanto, habita uma ampla gama de habitats, desde locais extremamente secos até florestas tropicais. Alimenta-se de musgo e líquens de casca de árvore. Desta forma, ajuda a manter as árvores saudáveis ​​e, assim, apoia a agricultura local. Devido à perda de habitat e caça furtiva, é considerado ameaçado de extinção.

“Estamos satisfeitos que o caracol-pintado-cubano tenha sido selecionado. Seu genoma será capaz de nos fornecer informações importantes sobre a base genética das variações de cor de sua concha”, destacou a integrante do júri, Dra. Carola Greve, gerente de laboratório do LOEWE Center TBG. “No caso dos moluscos, existem até agora apenas algumas espécies cujo genoma foi completamente sequenciado – e isso apesar de eles formarem o segundo maior filo animal depois dos artrópodes”, diz Greve.

Caixa com caracóis-pintados-cubanos: parecem pitados à mão

Para a professora Julia Sigwart, chefe de seção do Departamento de Malacologia do Instituto de Pesquisa Senckenberg e do Museu de História Natural de Frankfurt, o alto nível de interesse renovado na competição é um grande sucesso: “Quando iniciamos a competição no final de 2020, o nosso objetivo era dar a conhecer os moluscos e a sua enorme biodiversidade. Estamos agora no bom caminho para conseguir isso. Gostaríamos de agradecer especialmente aos pesquisadores e amantes de moluscos que nomearam tantas espécies tão especiais e belas.”

O caracol-pintado-cubano foi nomeado com o título de “Molusco do Ano 2022” pelo Dr. Bernardo Reyes Tur, pesquisador do Departamento de Biologia e Geografia da Universidade do Oriente em Santiago de Cuba, em Cuba. Durante a competição de duas semanas e meia, um total de 16.388 votos foram dados de 148 países.

A borboleta-do-mar (Cymbulia peronii) ficou em segundo lugar com 2.773 votos, seguida pelo turu, popularmente conhecido como verme naval ou cupim-do-mar (Teredo navalis) com 1.643 votos. O pé-de-barca (Fustiaria rubescens) recebeu 1.115 votos e o caracol sedimentar (Telescopium telescopium) teve 765.

.