Anuncie

(21) 98462-3212

Crocodilo que passou seis anos com um pneu preso no pescoço recebe ajuda e é devolvido à natureza na Indonésia

Crocodilo passou seis anos com pneu no pescoço. Foto: Reprodução

Um crocodilo selvagem que passou os últimos seis anos com um pneu de moto preso ao pescoço foi resgatado, finalmente livre desse sofrimento e devolvido à natureza na ilha de Sulawesi, na Indonésia.

O réptil, de 5,2 metros, tinha conquistado a simpatia de alguns residentes da cidade de Palu, que temiam que o pneu acabasse por sufocar o animal à medida que este crescia.

Contudo, estava sendo muito difícil capturar o réptil, que era visto com frequência tomando sol à beira do rio. A certa altura, um tratador de crocodilos tentou libertá-lo do pneu, mas não teve sucesso.

Porém, foi um vendedor de aves que conseguiu ajudar o animal. “Apanhei o crocodilo sozinho. Estava pedindo ajuda às pessoas daqui, mas elas estavam assustadas”, revelou Tili, 35 anos, que reside na comunidade.

Armadilha com galinhas e patos

O homem montou uma armadilha com uma corda amarrada a um tronco, utilizando galinhas e patos vivos como isca.

Mas, depois de seguir o réptil durante três semanas, o crocodilo astuto conseguiu escapar da armadilha por duas ocasiões antes de ser finalmente capturado.

“Muitas pessoas estavam receosas em relação a mim e pensavam que eu não estava falando sério”, contou Tili sobre a captura do crocodilo, enquanto posava para fotografias em frente ao réptil amarrado depois de usar uma serra para remover o pneu.

Alguns conservacionistas acreditam que o pneu pode ter sido colocado no animal deliberadamente, em uma tentativa fracassada de prendê-lo para criá-lo em cativeiro.

Em 2020, as autoridades da província tinham oferecido uma recompensa não definida para quem conseguisse remover o pneu, embora não parecesse ser essa a principal motivação de Tili.

“Não suporto ver animais feridos. Mesmo cobras, tentarei ajudar”, afirmou o morador da comunidade.

O réptil, que a população local chamava de “buaya kalung ban” (crocodilo com um colar de pneu), foi devolvido ao rio na noite da última segunda-feira.