Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Crododilos-do-nilo estão perdendo dentes devido à pesca recreativa em lago na África

Foto: Canvas

Vinte e cinco crocodilos-do-nilo (Crocodylus niloticus) do lago Santa Lucia, localizado na África do Sul e considerado Patrimônio da Humanidade, têm no seu sangue as maiores concentrações de chumbo “já detectadas em crocodilianos em todo o mundo”. A razão da contaminação é a ingestão de material de pesca depositado no leito do lago.

O envenenamento por chumbo causou anemia em alguns dos crocodilos dessa espécie, bem como “perda grave de dentes”, destacaram no estudo científico os pesquisadores de três universidades sul-africanas e do Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul.

“Os crocodilos do lago Santa Lucia​ têm algumas das maiores concentrações de chumbo no sangue já registradas na vida selvagem”, disse Marc Humphries, da Universidade Witwatersrand. Ele ainda considerou o fato “impressionante”, tendo em conta a conservação do lago Santa Lucia​ e o seu estatuto enquanto Patrimônio da Humanidade.

Os répteis predadores, alguns dos quais vivem há décadas no local e podem crescer até quatro metros, fazem parte de uma população de cerca de mil crocodilos no lago Santa Lúcia, sistema estuarino que cobre uma área de aproximadamente 350 quilômetros quadrados. A pesca recreativa ocorre no território desde a década de 1930, resultando na acumulação de pesos de chumbo descartados no leito do lago.

O metal permanece nos ossos dos crocodilos, tornando os seus dentes mais frágeis — e os dentes perdidos não são substituídos. “Em casos graves, a perda de dentes pode resultar em estresse nutricional e morte”, afirmaram os pesquisadores.

“Há alternativas não tóxicas ao chumbo (aço e tungstênio, por exemplo) que o Governo e as autoridades de conservação na África do Sul deveriam explorar”, frisou Marc Humphries. “Continuamos permitindo que o chumbo seja usado em algumas das nossas áreas de conservação mais importantes”, complementou.

Fonte: Público com The Washington Post