Duas novas espécies de caracóis terrestres extremamente pequenas foram descobertas em uma caverna no norte do Vietnã e em um desfiladeiro de calcário no norte do Laos, respectivamente. Os cientistas descreveram as espécies como sendo as menores do mundo – mais minúsculos do que grãos de areia.
A primeira, chamada Angustopila coprologos, é caracterizada por uma escultura de superfície áspera e apresenta minúsculos grânulos de lama (provavelmente suas próprias fezes) dispostos em um padrão de linhas radiais em sua superfície de concha.
A segunda espécie, Angustopila psammion, esta achada no Laos, é a novo recordista global do título de menor caracol terrestre, com uma largura de concha de 0,6 a 0,68 mm e uma altura de concha de 0,46 a 0,57 mm. Essas medidas superam os registros anteriores de Angustopila pallgergelyi e Acmella nana, descobertos em Bornéu em 2015.
A descoberta das novas espécies de caracóis foi publicada recentemente na revista Contributions to Zoology (leia o artigo científico AQUI).
Expedições no Sudeste Asiático
Durante as duas expedições no Sudeste Asiático, os coautores do estudo András Hunyadi, Jaap Vermeulen e Katja Anker coletaram as conchas dos caracóis do solo na base das rochas calcárias e dentro das cavernas. Os cientistas disseram que os locais suportam uma grande diversidade de pequenos caracóis devido à geologia calcária do habitat.
A espuma flutuante contendo restos de plantas e conchas foi removida e seca, e as conchas foram posteriormente classificadas sob um microscópio estéreo.
Devido ao tamanho de ambas as espécies, os pesquisadores usaram um microscópio digital especial para escanear e observar as conchas.
Os cientistas especulam que o tamanho dos caracóis provavelmente permitiu que eles escapassem de predadores recorrendo às rachaduras das rochas ou superfícies das raízes.
Apesar dessas vantagens de sobrevivência, o pesquisador Timothy Pearce, do Carnegie Museum of Natural History em Pittsburgh, Pensilvânia, afirmou que esses pequenos caracóis enfrentam o desafio de produzir ovos, que devem caber em suas cascas.
“Os órgãos dos caracóis, como cérebro, coração e pulmões, também devem caber em suas conchas”, diz Pearce.
Seres marinhos de tamanho micro
Enquanto os dois caracóis recém-descobertos são os menores em terra entre suas espécies, vários caramujos marinhos são ainda menores do que eles. O menor desses seres marinhos de tamanho micro, chamado Ammonicera minortalis Rolán, foi descoberto em 1992, de acordo com o Registro Mundial de Espécies Marinhas.
PS: Caracol geralmente se refere aos gastrópodes terrestres, e caramujo, aos aquáticos.
Após as expedições no Vietnã e no Laos, os pesquisadores reconheceram o fato de que há muito mais a descobrir quando se trata de espécies no mundo de tamanho micro.
O estudo científico lança luz sobre a probabilidade de que possa haver outras pequenas espécies de caracóis que os cientistas ainda não descobriram.