Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Duas ​​tartarugas gigantes de Galápagos nascem em um zoológico britânico pela primeira vez

Os filhotes pesam apenas 67g e 69g, como um kiwi. Foto: Reprodução/BNPS

Duas adoráveis ​​tartarugas gigantes de Galápagos (Chelonoidis niger) nasceram em um zoológico britânico pela primeira vez. Para os pesquisadores, esses bebês quelônios representam um marco importante para a reprodução das espécies ameaçadas de extinção.

Os filhotes nasceram neste mês em Crocodiles of the World em Oxfordshire, Londres, onde os tratadores estão monitorando seu progresso. 

O fundador do Crocodiles of the World, Shaun Foggett, disse que o zoológico esperava por este dia desde que se tornou o lar de quatro tartarugas gigantes em 2018. “Estamos incrivelmente orgulhosos de ter criado com sucesso essas tartarugas, que, anteriormente, estavam muito próximas da extinção. Eles (filhotes) ainda estão enfrentando um futuro incerto, principalmente devido à superexploração histórica e à predação de ovos de espécies invasoras”, comentou.

O zoológico já tem três fêmeas adultas chamadas Zuzu, Isabella e Charlie e um macho, Dirk, de 70 anos.

Para criar os filhotes, os tratadores recorreram justamente a Dirk. Ele é a maior tartaruga de Galápagos no Reino Unido, tendo chegado ao local na década de 1960 e, apesar de sua idade, está em “melhor condição física”.

Dirk, que pesa impressionantes 165 kg, cruzou com a fêmea Charlie, de 21 anos, em novembro de 2021.

As tartarugas fazem parte de um programa europeu de conservação e se juntaram ao Chester Zoo e ao ZSL London. Infelizmente, nenhum ovo fértil foi colocado nos primeiros três anos das tartarugas em sua nova casa, apesar de serem descritas como “muito amorosas”.

Os tratadores do zoo com os bebês e Dirk, de 70 anos. Foto: Reprodução/BNPS

Tartaruga gigante de Galápagos

A tartaruga gigante de Galápagos é um dos animais mais famosos das Ilhas Galápagos, e o próprio arquipélago vulcânico do Oceano Pacífico recebeu o seu nome.

Esses quelônios chegaram pela primeira vez em Galápagos vindos da América do Sul continental há 2 a 3 milhões de anos, onde se diversificaram em 14 espécies, diferindo em morfologia e distribuição.

Eles atingem 1,5 metros de comprimento, em média, e podem pesar até 400 kg, sendo a maior espécie viva de tartaruga do mundo e que está entre os vertebrados mais longevos.

As tartarugas gigantes são uma parte vital das Ilhas Galápagos, pois espalham sementes e ajudam a moldar a paisagem, permitindo que outras espécies prosperem.

Bebês quelônios têm o peso de um kiwi!

Os bebês nascidos no zoo londrino eclodiram 113 e 118 dias após a postura dos ovos e pesavam 67g e 69g, respectivamente, que é aproximadamente o mesmo peso de um kiwi.

Os tratadores estão alimentando os pequenos com uma dieta de gramíneas secas, cactos de pera espinhosa, ervas daninhas e vegetais de folhas verdes.

“Abrir nossa incubadora para ver uma concha rachada e sentir o bebê se mexendo foi indescritível e um momento que ficará com todos os envolvidos por muito tempo”, disse Jamie Gilks, chefe do setor de répteis da instituição.