A temperatura média global do planeta Terra em 2021 foi a sexta mais quente já registrada na História. O dado é resultado de análises independentes feitas pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial dos Estados Unidos, e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.
Os cientistas usam o período de 1951 a 1980 como referência para medir a variação da temperatura global ao longo do tempo. A temperatura média no ano passado ficou 0,85 graus Celsius mais alta do que a do período referência, empatando com a que foi registrada em 2018.
Além disso, segundo os dados da Nasa, os últimos oito anos foram os mais quentes desde 1880, quando os registros modernos começaram.
O pesquisador Jean Ometto, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), explicou que o aumento na temperatura do planeta é causado pela emissão de gases de efeito estufa pela humanidade — devido ao uso intensivo de combustíveis fósseis e do avanço no desmatamento de florestas.
Acordos internacionais
A ameaça de eventos climáticos extremos por causa do aquecimento global motivou a construção de acordos internacionais nas últimas décadas, com o objetivo de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. O pesquisador Jean Ometto ressaltou que esse é o grande desafio da humanidade, para evitar que uma catástrofe em nível planetário ocorra em pleno século 21.
A temperatura média da Terra é medida com base em dados coletados em estações meteorológicas, navios e boias oceânicas espalhados por todo o planeta. As informações coletadas são validadas por meio da comparação com a leitura de termômetros infravermelhos, instalados no satélite Aqua, da Nasa.
Fonte: Agência Brasil