Anuncie

(21) 98462-3212

Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta segunda-feira as metas do ABC+, Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária. O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. O valor é sete vezes maior do que o plano definiu em sua primeira etapa, na década passada. Já em área, a meta é atingir com tecnologias sustentáveis mais de 72 milhões de hectares; ampliar o tratamento de 208 milhões de metros cúbicos de resíduos de animais e abater cinco milhões de cabeças de gado em terminação intensiva.

O plano ABC+ busca também contribuir com o cumprimento dos compromissos internacionais do Brasil de desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou a vulnerabilidade dos produtores rurais diante de efeitos climáticos extremos e apontou que o ABC+ pretende fortalecer o setor.

Entre as tecnologias do Plano ABC+ estão a recuperação de pastagens degradadas, florestas plantadas, bioinsumos e sistemas de plantio direto, de integração e irrigados.

No dia 06 de novembro, a política será apresentada na COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia. O ministro do meio Ambiente, Joaquim Leite, apontou o papel da agricultura dentro de uma economia verde.

As metas e tecnologias definidas para o ABC+ receberam cerca de 500 contribuições via consulta pública realizada ao longo do mês de setembro deste ano. A cada dois anos, esses objetivos e recursos serão revisados.

Fonte: Agência Brasil