Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Guerra na Ucrânia pode estar causando “um aumento extraordinário” de mortes de golfinhos

Golfinhos mortos no Mar Negro. Foto: Tudav/Reprodução

Um aumento incomum de mortes de golfinhos no Mar Negro pode estar relacionado com a guerra na Ucrânia. Pesquisadores turcos explicam que a poluição sonora causada por navios da marinha russa pode ter levado os golfinhos mais para sul, em direção às costas da Turquia e da Bulgária, onde estão aparecendo nas praias ou presos em redes de pesca.

“No último mês, houve um aumento extraordinário de mortes de golfinhos comuns (Delphinus delphis), especialmente nas costas ocidentais do Mar Negro na Turquia”, cita o comunicado da Fundação Turca de Investigação Marinha (Tudav).

As razões da morte de mais de 80 animais ainda estão sendo analisadas, mas começaram a ser registradas na última semana de fevereiro, quando começou a invasão russa na Ucrânia. Ainda não é claro o motivo de os golfinhos estarem concentrados naquela região nesta época do ano e porque as capturas acidentais da espécie aumentaram tanto no período que coincide com um tráfego incomum de navios e intensas atividades militares no Norte. A Tudav também está estudando como hipóteses o “impacto climático” e as migrações de peixes, escreve o comunicado.

As investigações iniciais de Tudav revelaram que cerca de metade destes golfinhos morreram depois de ficarem emaranhados em redes de pesca. O que aconteceu à outra metade, que apareceu morta sem sinais de emaranhamento ou ferimentos nas carcaças, continua sendo uma incógnita, disse, Bayram Öztürk, presidente da Tudav, ao jornal The Guardian.

O trauma acústico é uma das possibilidades, mas ainda tem de ser verificada. “Nunca vimos tantos navios e tanto barulho durante um período de tempo tão longo”, disse o biólogo marinho ao mesmo jornal.
O barulho permanente debaixo de água pode explicar as migrações em massa de animais que tentam escapar para território desconhecido.